Escola EB 1/JI de Pombeiro

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Preparação da terra para plantação.Preparação da terra para plantação.
  • Colocação da terra nos garrafões.Colocação da terra nos garrafões.
  • Transporte para o local definido.Transporte para o local definido.
  • Plantação dos produtos hortícolasPlantação dos produtos hortícolas
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo

Área aproximada da horta

20m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Apesar de viverem num zona rural, a maioria dos nossos alunos não conheciam a agricultura biológica. Pretendíamos que os alunos se envolvessem na construção da horta biológica, plantação dos legumes e degustação dos mesmos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de reutilizarmos materiais de desperdício, sementes sem tratamento e termos aproveitado, sempre que possível, a água da chuva para a rega . Para afastar algumas pragas, utilizamos plantas( urtigas e borragem) e a cinza da caldeira da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências da natureza, biologia e história.
  • N.º de alunos envolvidos: 16
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 18

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar, depois de terem sido informadas sobre o projeto, através do envio de garrafões vazios, de sementes e plantas hortícolas. Participaram também através do envio de algumas receitas que incluíam os legumes plantados.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O facto da horta estar implantada perto da estrada, no recinto da escola, permitiu que os habitantes acompanhassem o projeto, assim como o crescimento dos legumes, sem recursos a adubos ou herbicidas.
Alguns encarregados de educação iniciaram também em casa, por iniciativa dos filhos, pequenas hortas biológicas.
Contamos também com a colaboração da Junta de Freguesia da localidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção e a rega é feita por todos os alunos, numa escala fixada no refeitório.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feito com recurso a húmus, recolhido na localidade, terra vegetal e estrume animal decomposto.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos um compostor, que se encontra no recinto escolar, para colocar as folhas, flores e ramos do jardim, assim como as cascas da fruta que os alunos e professores consomem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de produtos hortícolas, plantação de morangueiro, ervas aromáticas e manjericos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos, dois em cada dia, escalonados durante a semana.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

No início, tivemos os caracóis, foram apanhados e colocados longe da horta, por iniciativa os alunos: Depois foi colocada cinza na terra, à volta das plantas. Mais tarde colocamos urtigas e fizemos uma mistura de água e sabão para afastar o piolho das couves.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram utilizados alguns legumes para venda na feira anual da localidade, em que a escola esteve representada. No dia do ambiente, depois da atividade de recolha do lixo nos limítrofes da escola (com a participação da junta de Freguesia local), confeccionamos uma refeição vegetariana, com os legumes da nossa horta, que degustamos todos juntos.

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de Pombeiro

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Professor coordenador da horta: Natália Lourenço Nunes