Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do ano letivo
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Apesar de viverem num zona rural, a maioria dos nossos alunos não conheciam a agricultura biológica. Pretendíamos que os alunos se envolvessem na construção da horta biológica, plantação dos legumes e degustação dos mesmos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de reutilizarmos materiais de desperdício, sementes sem tratamento e termos aproveitado, sempre que possível, a água da chuva para a rega . Para afastar algumas pragas, utilizamos plantas( urtigas e borragem) e a cinza da caldeira da escola.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias foram convidadas a participar, depois de terem sido informadas sobre o projeto, através do envio de garrafões vazios, de sementes e plantas hortícolas. Participaram também através do envio de algumas receitas que incluíam os legumes plantados.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O facto da horta estar implantada perto da estrada, no recinto da escola, permitiu que os habitantes acompanhassem o projeto, assim como o crescimento dos legumes, sem recursos a adubos ou herbicidas.
Alguns encarregados de educação iniciaram também em casa, por iniciativa dos filhos, pequenas hortas biológicas.
Contamos também com a colaboração da Junta de Freguesia da localidade.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e a rega é feita por todos os alunos, numa escala fixada no refeitório.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feito com recurso a húmus, recolhido na localidade, terra vegetal e estrume animal decomposto.