Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Houve uma horta, à cerca de 8 anos e vai começar um novo projeto referente a uma horta biológica, este ano.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar a comunidade escolar, em especial os alunos, para a importância da agricultura biológica.
Envolver os alunos em projetos que promovam a cidadania.
Envolver os alunos em projetos que promovam importância da preservação do ambiente.
Envolver os alunos em projetos que permitam descobrir mais informação acerca da região, por exemplo, relativamente às espécies autóctones e às espécies de cultura locais.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A articulação deste projeto, com o clube "Os Cientistas da Mouzinho", permitirá a divulgação do projeto, junto da comunidade escolar e local, bem como a realização de trabalhos de pesquisa sobre a agricultura biológica, com exposição de trabalhos sobre o tema e ações de divulgação do projeto Hortas Bio.
Como são envolvidas as famílias?
Através da comercialização dos produtos da horta biológica, no Arraial da escola.
Solicitando a colaboração das famílias, através da doação de sementes e do envolvimento no trabalho, na horta, em dias de comemoração, dinamizados pela escola.
Através da distribuição dos produtos cultivados, pelos alunos, que os farão chegar às respetivas famílias.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Valorização da agricultura biológica e transmissão de conhecimentos de agricultura, úteis para o futuro.
Se a comunidade escolar e a comunidade envolvente valorizarem a agricultura biológica, podem optar pela compra e cultivo destes produtos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores responsáveis pela horta, deverão distribuir tarefas, pelos alunos voluntários, nomeadamente, distribuindo os alunos em grupos, responsáveis pelo cultivo de diferentes plantas, tais como as hortícolas e as ervas aromáticas.
Como é feita a preparação do solo?
Primeiro é feia uma análise do solo, relativamente à porosidade, pH, teor de matéria orgânica, para conhecer o tipo de solo.
Seguidamente revolve-se o solo, para remover as ervas daninhas.