Se sim, como e com que materiais?
Em dois espaços diferentes, incorporação de materiais provenientes de resíduos das atividades de manutenção dos espaços verdes existentes na escola ( folhas secas, plantas herbáceas infestantes); resíduos da cozinha (desperdícios vegetais não cozinhados); residuos do bar (borras de café e chá), pertendemos ainda a colaboração da junta na recolha do s materias provenientes do corte de relva dos espaços verdes da freguesia. Faz-se a remobilização das zonas de compostagem, cobertura parcial das mesmas com tela e rega (nas alturas de pouco pluviosidade).
Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas aromáticas (salsa; tomilho, mangerição, hortelã, coentros, estragão, etc)
Couves galegas, cebolas, pimentos , alho francês; courgete; abóbora; girassol; meloa, tomate.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com regadores e mangueira (preferencialmente com regadores para diminuir os desperdícios da utilização da mangueira em especial pelos alunos)
Estamos a estudar a possibilidade de implantação de um sistema gota-a-gota de «fabrico caseiro»
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Monitorização:
Observação direta semanal.
Retirada manual de infestantes e de parasitas como o Caracol.
Consociações com planta como o alho, cebola e alho francês
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Neste momento temos projetado atividades ligadas à confeção de alimentos como a «SOPA da Horta»