Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Panorâmica geral da nossa horta verticalPanorâmica geral da nossa horta vertical
  • Grupo responsável pela preparação da horta - turma da préGrupo responsável pela preparação da horta - turma da pré
  • Atividades de preparação da horta - alunos da pré.Atividades de preparação da horta - alunos da pré.
  • Atividades de preparação da horta - alunos da pré.Atividades de preparação da horta - alunos da pré.
  • Atividades de preparação da horta - alunos da pré.Atividades de preparação da horta - alunos da pré.
  • Atividades de preparação da horta - alunos da pré.Atividades de preparação da horta - alunos da pré.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

Área aproximada da horta

9,5 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover a interdisciplinaridade e a articulação curricular;
Sensibilizar a comunidade educativa para os princípios da agricultura biológica;
Reconhecer a importância dos alimentos obtidos através da produção biológica e os seus benefícios para a nossa saúde;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Recurso à reutilização de materiais "paletes de madeira" para a construção da estrutura da horta vertical;
Envolvimento da comunidade escolar nas atividades de manutenção (plantação e rega) da horta;


Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, TIC, Expressão Plástica
  • N.º de alunos envolvidos: 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram envolvidas na recolha de paletes, na construção da horta, na pintura, na recolha de sementes e na plantação;

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta vertical da nossa escola despertou, na comunidade educativa, o interesse pela construção de uma horta vertical nas suas casas;
Tornou o recinto escolar num espaço mais agradável para todos;
Sensibilizou a comunidade educativa para a importância da produção biológica e os benefícios para a nossa saúde;

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos, apoiados pelos professores e auxiliares da escola, garantindo assim a não utilização de produtos químicos, não autorizados na agricultura biológica;
A atividade de rega é feita diariamente no final da tarde garantindo a poupança de água;

Como é feita a preparação do solo?

O solo utilizado na horta vertical é de origem vegetal, sem recurso à utilização de qualquer fertilizante químico.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas de árvores, cascas de fruta, tronquinhos de arbustos, cascas de pinheiro e caruma.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas introduzidas foram: alface, ervas aromáticas (salsa e hortelã) e morangueiro garantido assim a diversificação e a consociação de culturas;

Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita diariamente, no turno da tarde, sob orientação de uma auxiliar/professora de modo a evitar desperdício de água e garantindo assim, sustentabilidade das culturas e uma boa gestão de recursos:

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo de pragas e doenças é feita através da observação direta, recorrendo-se posteriormente a pesquisas na Internet para identificação das mesmas e procura de possíveis soluções.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em torno da horta realizam-se ações de sensibilização destinadas a alunos, e confeção de alimentos (saladas, chás) com recurso aos produtos agrícolas produzidos na horta;

 

Publicado por: Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula

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Professor coordenador da horta: Ana Maria Baptista Freitas