Escola Básica Ribeiro de Carvalho

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Um avô veio ajudar-nos a tratar da terra da nossa horta.Um avô veio ajudar-nos a tratar da terra da nossa horta.
  • Os alunos da UAM (Unidade de Apoio à Multideficiência) regam a horta.Os alunos da UAM (Unidade de Apoio à Multideficiência) regam a horta.
  • Plantámos couves.Plantámos couves.
  • As nossas primeiras plantações deste ano letivo.As nossas primeiras plantações deste ano letivo.
  • As ervilhas estão a crescer e já temos coentros.As ervilhas estão a crescer e já temos coentros.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos.

Área aproximada da horta

4 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas, demonstrar que num pequeno espaço é possível criar uma horta, provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade dos seus produtos, levar os alunos a contatar com as diversas fases do desenvolvimento das plantas,
utilizar os alimentos no refeitório; trabalhar em equipa; realizar experiências de germinação e culinária e responsabilizar os alunos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de termos os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar da horta, de termos na nossa escola uma horta biológica, de alguns produtos da horta estarem destinados à confeção de pratos a servir aos alunos no refeitório da escola. O facto dos nossos alunos, que vivem num meio urbano, rodeados de prédios, contatarem com a " terra" e com as diversas fases de desenvolvimento das plantas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?


As famílias foram convidadas a participar no projeto, fornecendo algumas sementes, plantas, utensílios, terra e ainda mão de obra para trabalhar a terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta servirá para que os nossos alunos possam ter um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvam a sua sensibilidade pela preservação e percebam a origem dos alimentos.
A nossa horta também permitiu o envolvimento dos pais/ familiares em projetos da escola e ainda o facto de serem os alunos da Unidade de apoio à multideficiência a cuidar deste espaço.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos.

Como é feita a preparação do solo?

Pelos professores e alunos envolvidos no projeto e por alguns familiares.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos de limpeza da horta, com folhas secas e com restos de café.

Quais as culturas / consociações instaladas?

O objetivo é ter uma horta com alguma diversidade. Assim temos: cebola, alho, batata, alface, couve variadas, brócolos, tomate, ervilhas, favas, morangos, plantas aromáticas como salsa, coentros , hortelã, manjericão, alecrim e funcho.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira e regador ( rotativamente pelos alunos envolvidos no projeto), com água da chuva ou nos dias de muito calor com a rega automática.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação direta diária e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de refeições, aulas no exterior junto à horta.

 

Publicado por: Escola Básica Ribeiro de Carvalho

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Professor coordenador da horta: Elisabete Robalo Fonseca Lourenço Querido