Se sim, como e com que materiais?
É feita compostagem, com resíduos orgânicos resultantes da limpeza da horta e alguns resíduos alimentares recolhidos.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações instaladas na horta:
1 – cebola X alface X rabanete
2 – feijão X couve X hortelã
3 – tomateiro X alho francês X manjericão
4– plantas aromáticas: tomilho, salsa, coentros, poejo, orégãos, alecrim, hortelã menta.
5 - batatas
6 - curgete
7 - morangueiro
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma manual e por aspersores que se encontram junto aos canteiros da horta. Os aspersores regam durante a noite.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Em agricultura biológica, a proteção das culturas assenta em 4 pilares essenciais:
I. Avaliação de riscos e utilização de medidas de precaução e preventivas;
II. Utilização de substâncias naturais ou derivados de substâncias naturais;
III. Tomada em consideração do equilíbrio ecológico local ou regional;
IV. Preservação da fitossanidade através de medidas preventivas.
A prevenção dos danos causados por parasitas, doenças e infestantes passa pela proteção dos predadores naturais das pragas e parasitas, pela escolha das espécies e variedades, pela rotação das culturas e por técnicas de cultivo (consociações).
As principais causas de pragas e doenças são a utilização de variedades mais sensíveis, as culturas fora de época, a redução das rotações/intensificação cultural, a destruição dos auxiliares das culturas, o aparecimento de novos inimigos, a fertilização do solo em excesso e algumas práticas culturais incorretas. Assim, evitando os pontos referidos anteriormente, será possível proceder a instalação de uma horta biológica livre de pragas e doenças.
As medidas prioritárias a adotar no controle de pragas e doenças são:
- Espécies e variedades apropriadas;
- Rotação, consociação (culturas hospedeiras de inimigos diferentes, utilização de plantas aromáticas, umas atrativas de auxiliares das culturas e outras repelentes das próprias pragas);
- Fertilização das culturas (adubação verde, palhagem, utilização de composto);
- Proteção dos auxiliares / limitação natural (existência de áreas de compensação ecológica ou sebes vivas, atrativas para insetos predadores de alguns inimigos das culturas, instalação de abrigos para aves).
Durante o desenvolvimento das culturas é obrigatória uma observação cuidada das mesmas, por forma a monitorizar o aparecimento de pragas e/ou doenças. Se, apesar das medidas preventivas adotadas, alguma praga ou doença se instalar, depois de analisar cuidadosamente do que se trata, poderão ser aplicadas medidas de luta direta, tais como:
- atrativos alimentares para captura em massa de pragas;
- pulverizar as culturas com chorume, extrato fermentado ou decoção de urtiga e/ou de cavalinha;
- pulverizar as culturas com água de sabão (solução bastante diluída de sabão azul).
Plantação de plantas de cravo-da-índia na horta.
Se sim, que espécies?
Sim, para além das minhocas usadas na compostagem, a componente biótica desempenha um papel fundamental na fertilização e na manutenção das características do mesmo.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A horta foi um dos espaços visitados pela comunidade que visitou a escola no dia aberto da Escola Básica Francisco de Arruda (27 de maio). Neste dia alunos do 1.º ciclo que visitaram a escola realizaram várias atividades hortícolas (plantação, rega, monda) com o apoio e orientação dos alunos do 8.º ano envolvidos no projeto.
Os alunos da escola colheram e ofereceram, a alguns dos visitantes da comunidade envolvente, alfaces e aromáticas como forma de divulgação do projeto e sensibilização para o tema das Hortas Biológicas nas escolas.