Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar os alunos para a satisfação de obter produtos agrícolas através do seu trabalho na terra. Dar a conhecer o calendário de cultivo de sementes, os procedimentos da sementeira, as diferentes dos produtos hortícolas e plantas aromáticas. Incutir hábitos de alimentação saudável a partir de alimentos biológicos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A criação de uma horta biológica numa escola permite que o aluno tenham uma melhor noção sobre o meio rural e sobre os benefícios deste tipo de agricultura.
Quem trata da horta: Os alunos orientados pelos professores e com a colaboração dos assistentes operacionais.
Como são envolvidas as famílias?
Os encarregados de educação têm colaborado na fase de preparação do terreno, bem como, cedendo sementes hortícolas e ervas aromáticas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O número crescente de participantes da comunidade que estão diretas ou indiretamente envolvidos na horta. O entusiasmo e empenho refletido pelos alunos quando vão trabalhar na horta, sob as mais diversas formas: no manuseamento dos utensílios agrícolas, no trabalhar o solo, na preparação das sementeiras …. O diálogo entre os mais diversos intervenientes sobre a melhor maneira de proceder para implementar a horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita pelos alunos, assistentes operacionais sob a planificação realizada/orientada dos docentes.
Como é feita a preparação do solo?
São retiradas as ervas daninhas, depois o solo é cavado e misturado com composto orgânico. Em seguida, são feitos regos no sentido de fazer divisórias entre as culturas. Foram plantas leguminosas para fixar o azoto no solo.