Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que o infantário abriu (2009/2010).
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
• Desenvolver a educação ambiental.
• Sensibilizar e consciencializar as crianças para a proteção ambiental.
• Adquire conhecimentos relativamente à agricultura.
• Adquire conhecimentos relativamente à alimentação saudável..
• Ser capaz de perceber que os alimentos provêm da terra.
• Ser capaz de identificar os alimentos.
• Ser capaz de manipular a pá e o ancinho.
• Ser capaz de mexer na terra.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Com este projeto, as crianças têm a possibilidade de contactar diretamente com a natureza, semear, plantar, colher, confecionar e degustar os próprios alimentos que crescem na horta. Com isto
as crianças têm também a oportunidade de observar o crescimento das plantas e alimentos.
Como são envolvidas as famílias?
- colaboração na angariação de sementes, plantas e árvores.
- Compra dos alimentos produzidos na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- As crianças apresentam um maior interesse pela alimentação.
- Existe uma maior consciência em relação à proveniência dos alimentos.
- Consciencialização das crianças e famílias para uma alimentação mais saudável.
- Consciencialização para o consumo de alimentos biológicos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas existem crianças responsáveis pela manutenção da horta, como regar, retirar as ervas daninhas, fazer a compostagem e sempre que necessário, semear, plantar e colher.
Como é feita a preparação do solo?
Visto tratar-se de uma horta biológica, não são usados produtos químicos. A horta está separada por canteiros dos quais dois ficam sempre em poisio, servindo também para o deposito das folhas que vêm do compostor.