Colégio Efanor

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A nossa Horta!A nossa Horta!
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  • Agora vamos esperar que cresçam!Agora vamos esperar que cresçam!
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  • Primeiras sementeiras de tomate cherry e cebolasPrimeiras sementeiras de tomate cherry e cebolas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde a abertura do Colégio no ano letivo de 2008/09, mas foi sofrendo algumas alterações de espaço e de dinamização.

Área aproximada da horta

45m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Dar continuidade à ideia inicial quando foi construída de se tornar um espaço de uso, estudo, descoberta e de possível sustentabilidade para a escola. É um espaço pouco explorado por falta de experiência do corpo docente. Como somos uma Eco-Escola e pretendemos realizar ações de sensibilização ambiental, há a necessidade de reorganizar a horta e criar um projeto sério de desenvolvimento da mesma.
Objetivos:
- Participar e contribuir ativamente para o crescimento da horta e da importância das espécies hortícolas na nossa dieta alimentar.
-Mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas;
-Mobilizar a comunidade educativa na participação ativa e manutenção da horta;
- Promover as boas práticas associadas à compostagem e educação ambiental;
- Descobrir a biodiversidade dos produtos hortícolas, ervas aromáticas e animais que habitam o solo;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os momentos de cultivo estarem associados a experiências únicas para crianças que pouco contato têm com este tipo de atividade por estarem inseridos num meio citadino; ser vista como uma experiência rica em descobertas na área da educação ambiental.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Formação pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo.
  • N.º de alunos envolvidos: 33 Crianças entre os 3 e 4 anos.
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Como forma de sensibilização, as educadoras prepararam um folheto informativo de arranque do projeto; prepararam um ecoponto para recolha de garrafas de plástico que servirão para divisão das espécies hortícolas, e comunicaram em reunião de pais desta ini

Como são envolvidas as famílias?

Os familiares serão convidados a acompanhar o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano e contribuindo com a participação direta no cultivo de hortícolas ou explorando temáticas em torno da horta e seus constituintes. Poderão contribuir também com a oferta de sementes e plantas para cultivar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização para o respeito, conservação e importância dos espaços verdes.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade das educadoras e das crianças. Semanalmente, em pequenos grupos, farão a manutenção e preparação do solo para receber os produtos hortícolas de acordo com o calendário estipulado.

Como é feita a preparação do solo?

O local da horta apresenta um solo argiloso e com muitas plantas invasoras. Foi necessária a intervenção dos técnicos do horto na limpeza do espaço e preparação da terra para receber as culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Sim temos dois compostores oferecidos pela LIPOR.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: batatas, cenouras, abóbora, cebola, alho, alho francês, rabanete, beterraba, nabo e bróculo
Aromáticas: salsa, chá príncipe, hortelã, tomilho, salva
Frutícolas: limoeiro, amoreira, oliveiras, tomate cherry

Como é feita a gestão da rega?

A rega será automática (feita aspersores de água) e ocasionalmente quando se verificar as condições atmosféricas propícias com a água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização será feita por observação direta semanalmente e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizar-se-á no final do ano letivo uma venda “Vem D’arte” destinada a toda a comunidade escolar e familiar para vender artigos e produtos elaborados pelas crianças do Colégio, e neste sentido pretendemos ter uma banca com os produtos cultivados na nossa horta.

 

Publicado por: Colégio Efanor

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Professor coordenador da horta: Carla Barbosa