Escola EB 2,3 de Moura

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limpeza de zona para implantação de nova cultura.Limpeza de zona para implantação de nova cultura.
  • Zona destinada a consociação de couve galega e cebola.Zona destinada a consociação de couve galega e cebola.
  • Limpeza de um dos espaços para mudança de cultura.Limpeza de um dos espaços para mudança de cultura.
  • Área destinada às alfacesÁrea destinada às alfaces
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há aproximadamente 8 anos

Área aproximada da horta

50 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ir de encontro ao interesse de alguns alunos cujas motivações escolares têm sido muito baixas e que através deste tipo de atividades possamos melhorar a sua autoestima e rendimento escolar.
Outro objetifvo foi o de consolidar conhecimentos adquiridos noutras disciplinas, através de atividades de caráter mais prático.
Alertar toda a comunidade escolar para o benefício da agricultura biológica numa alimentação saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Produção de alimentos isentos de pesticidas que são comercializados na escola em mercados semanais.
O desenvolvimento de competências ao nível do cálculo mental, em alunos com grandes lacunas a este nível, e que terão grande utilidade no dia a dia destes.
Existência de um poço na escola que fornece a maior parte da água usada na rega da horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura e por vezes outras disciplinas em articulação, como as Ciências Naturais e Ciências Físico Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Ao nível da solidariedade, através da distribuição de produtos a famílias de alunos mais carenciadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Toda a comunidade escolar procura, frequentemente, adquirir os produtos da horta escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são repartidas por diferentes grupos de alunos, que vão alternado, de modo a que todos os alunos possam realizar todo tipo de trabalhos. Estas são atribuídas conforme as necessidades e a época do ano.
Durante as interrupções letivas, as tarefas de manutenção são asseguradas pelo docente e po algum pessoal não docente.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com recurso a ferramentas manuais (enxadas, sachos, ancinhos) e motoenxada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Em caixote de madeira, com restos de culturas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

couves galegas e cebolas; espinafres, nabiças, rabanetes, salsa, coentros, abóboras
Árvores de fruto como laranjeiras, limoeiros, tangerineiras, damasqueiro, videiras, ameixeiras, que se situam dispersas no recinto escolar.

Como é feita a gestão da rega?

Foi instalada, pelos alunos, todos o sistema de rega gota a gota, assim como a aquisição de motobomba electrica. A água gasta na rega provém, em cerca de 70%, de um poço existente na escola e, cerca de 30%, da rede pública.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita através da observação direta. O controlofaz-se eliminando todas as plantas que apresentem algum sintoma de doença ou de praga.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado semanal com produtos da horta.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Moura

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Professor coordenador da horta: Sónia Balsinha