Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A escola estar inserida numa região que foi essencialmente agrícola, mas os alunos não saberem mexer na terra, visto os pais estarem empregados e terem abandonado o setor primário.
Haver no recinto escolar um espaço desaproveitado (baldio);
Termos recolha de água da chuva;
Motivar os alunos para reaproveitar os quintais, abandonados, dos avós e reduzir a demanda sobre os recursos naturais;
Contribuir, com a plantação para a retenção de água no solo e manter a humidade atmosférica;
Recuperar espécies comestíveis ( xuxus, abóboras, etc) e atrair microfauna,(abelhas, joaninhas,borboletas etc) em extinção devido ao uso de pesticidas e inseticidas;
Redução de lixo, pela produção e uso da compostagem e reutilização de madeiras, garrafões, etc;
Ver de perto o germinar, plantar, desenvolver e decompor das plantas;
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Os alimentos produzidos são vendidos para recolha de fundos para alunos muito carenciados no próximo ano letivo.
Os Pais e encarregados de educação participarem e haver alunos que criaram uma "hortinha" nos quintais dos avós.
Os alunos terem vindo para a horta em período de férias de Carnaval e Pascoa por não ter havido tempo suficiente durante as atividades letivas.
os alunos durante o ano letivo trazerem sementes e plantas, mandados pelos avós, para cultivarem .
Criação de grupos para cuidarem da horta durante as férias;
Envolvimento de alunos, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais;
Como são envolvidas as famílias?
Os alunos, através da caderneta do aluno, levarão para casa a informação da vontade de implementação na escola de uma horta e como será desenvolvida e solicitará-se a autorização para os alunos participarem.
Após a recolha das autorizações, dialogar-se-á com os alunos e serão estes que "passarão a palavra" aos pais/familiares. Quando se iniciar a atividade, férias do carnaval os pais transportarão os alunos para a escola e solicitar-se-á sugestões.
Na férias da Páscoa alunos e pais, farão plantação de alguns plantas horticolas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A participação dos encarregados de educação, foi ao ponto de um encarregado de educação vir tratar do terreno, lavrar com trator, para depois podermos tratar, com utensilios característicos da Gândara.
Os alunos iniciaram as suas "hortinhas" em casa.
Outros alunos querem participar no próximo ano letivo.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da Horta vai ser semanal, com a presença de alunos e professora em que se plantará, cuidará das plantas crescidas e dará informação das tarefas a executar durante a semana.
Criar-se-á grupos de três alunos para vigiar e regar a horta sempre que necessário.
Solicitar-se-à ás assistentes operacionais para vigiar e ajudar na manutenção.
Durante as férias de verão, Agosto, as assistentes operacionais cuidarão da horta, limpando as ervas, colhendo os produtos e vendendo para recolha dos donativos.
Como é feita a preparação do solo?
Será lavrado com trator visto o terreno ser muito rijo e baldio.
Posteriormente será limpo com utensílios manuais característicos da zona da Gândara.
Na plantação será usado apenas produtos de compostagem.