Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
O clube da horta pedagógica teve início (2009/2010) devido à persistência de alguns professores que denotavam carências ao nível do conhecimento e do consumo. Atualmente a horta é dinamizada por três professores, que contam com o apoio de alunos que frequentam os Percursos Curriculares Alternativos e o Ensino Especial e um voluntário da comunidade.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto já passou por várias fases – exposições de trabalhos em vários locais do concelho (onde fomos convidados a estar presentes), duas feiras de ervas aromáticas e condimentares (Casa Roque Gameiro – Amadora), venda de produtos no Dolce Vita Tejo (Feira das Hortas promovida pela C.M.Amadora) e o projeto intergeracional mil-tons, onde realizámos durante três anos letivos (até 2011-2014) encontros entre os alunos que pertenciam ao clube da horta pedagógica e os idosos que frequentavam o Centro Social e Paroquial de Alfornelos - tentando sempre motivar os nossos alunos e a população em geral para a importância na diversidade do cultivo e consumo de produtos hortícolas mais saudáveis e de preferência biológicos.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias para além de conhecerem o projeto, recebem ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares. Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividade da horta (onde inserimos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos que que participam nas atividades promovidas pela horta sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores, não havendo uma divisão de tarefas fixa. As tarefas são executadas de acordo com as necessidades.
Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta (galinhas e patos).