Escola Básica 2.º e 3.º ciclos de Alfornelos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A nossa horta funciona há cerca de cinco anos, num espaço com cerca de 500m2. É neste local, que semanalmente, tentamos motivar os nossos alunos para a importância na diversidade do cultivo e consumo de produtos hortícolas mais saudáveis.A nossa horta funciona há cerca de cinco anos, num espaço com cerca de 500m2. É neste local, que semanalmente, tentamos motivar os nossos alunos para a importância na diversidade do cultivo e consumo de produtos hortícolas mais saudáveis.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

Área aproximada da horta

≈ 500 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O clube da horta pedagógica teve início (2009/2010) devido à persistência de alguns professores que denotavam carências ao nível do conhecimento e do consumo. Atualmente a horta é dinamizada por três professores, que contam com o apoio de alunos que frequentam os Percursos Curriculares Alternativos e o Ensino Especial e um voluntário da comunidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto já passou por várias fases – exposições de trabalhos em vários locais do concelho (onde fomos convidados a estar presentes), duas feiras de ervas aromáticas e condimentares (Casa Roque Gameiro – Amadora), venda de produtos no Dolce Vita Tejo (Feira das Hortas promovida pela C.M.Amadora) e o projeto intergeracional mil-tons, onde realizámos durante três anos letivos (até 2011-2014) encontros entre os alunos que pertenciam ao clube da horta pedagógica e os idosos que frequentavam o Centro Social e Paroquial de Alfornelos - tentando sempre motivar os nossos alunos e a população em geral para a importância na diversidade do cultivo e consumo de produtos hortícolas mais saudáveis e de preferência biológicos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardinagem e as disciplinas da componente tecnológica do CEF de electricidade (PICIE, IEFM e IEIC)
  • N.º de alunos envolvidos: 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos:
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias para além de conhecerem o projeto, recebem ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares. Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividade da horta (onde inserimos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que que participam nas atividades promovidas pela horta sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores, não havendo uma divisão de tarefas fixa. As tarefas são executadas de acordo com as necessidades.

Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta (galinhas e patos).

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Temos dois compostores na escola – um de plástico e um de madeira. O compostor de plástico encontra-se inserido num canteiro e são colocados sobrantes, principalmente folhagens de diferentes árvores e arbustos que compõem o espaço envolvente. Na horta possuímos um compostor de madeira, construído por nós e onde são colocados os excedentes da horta e algumas aparas de frutas e de legumes que os professores vão trazendo.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos o cuidado de fazer consociações e de organizar a horta de acordo com as necessidades de cada cultura. Neste momento possuímos várias culturas hortícolas, um canteiro de aromáticas, vários arbustos de frutos vermelhos, uma instalação de pomar com menos de um ano de idade com cerca de trinta fruteiras, para além de uma instalação recente de kiwis.

Como é feita a gestão da rega?

Todas as regas são localizadas tendo o cuidado de as aplicar de acordo com as necessidades de cada espécie instalada.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Existem galinhas e patos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola Básica 2.º e 3.º ciclos de Alfornelos

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Professor coordenador da horta: Sílvia Ferreira