Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Tem sido difícil convencer os alunos a trazer de casa os resíduos de alimentos, além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade. Mesmo assim os compostores estão em funcionamento embora os resultados fiquem aquém do desejado.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces de várias qualidades junto do alho francês e cebolas, diferentes variedades de couves, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã…
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
As pragas têm sido um problema mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha nas couves para afastar as lagartas parecia estar a resultar se não fosse a chuva estragar a experiência!
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira tem de ter um fim solidário. Este ano os alunos fizeram uma pesquisa sobre as associações que existem no concelho, que precisem de ajuda e que seja possível visitar, de modo a que sejam os alunos a levar os bens angariados. Após votação foi decidido apoiar o canil e a AMIAMA.
No Dia de Atividades da escola (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma Feira de Agricultura Biológica.