Se sim, como e com que materiais?
Colocamos no fundo do compostor, material seco: pequenos ramos de árvores, galhos, folhas secas e palha, para que não haja compactação de resíduos e permita a circulação do ar. Após esta camada colocamos lixo organico (restos de frutas, cascas de batatas, restos de legumes e hortaliças, cascas de ovos, saquinhos de chá e borras de café), que os alunos das turmas do 1º ano trazem de casa. Não se pode colocar carne, peixe e gorduras.
Em seguida coloca-se nova camada de folhas secas e assim sucessivamente até encher. Depois é só esperar que os caracóis, as lesmas, os bichos de contas, as minhocas e os microorganismos façam o seu trabalho. Também é preciso regar de vez em quando.
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são as seguintes com as seguintes consociações: acelga, couve e feijão; alface, feijão e pepino; alface, couve e morangos.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de mangueira pelos alunos com a supervisão da professora responsável.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com auxilio do composto orgânico e colocam-se plantas companheiras, como por exemplo a salsa. Os caracois fogem pois não gostam do cheiro. Uma solução caseira é pulverizar as plantas com agua e sabão. Ainda se colocam recipientes de iogurte com cerveja para matar os caracóis e as lesmas.