EB nº1 da Lousã

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • "A terra está pronta!" Depois da caixa concluída, foi colocada terra de qualidade que nos vai permitir o sucesso e a qualidade dos nossos produtos!
  • "O início - mãos à obra!" Como o espaço escolhido não dispunha da terra adequada para o desenvolvimento do nosso projeto, foi solicitado o contributo à Câmara Municipal da Lousã que, prontamente, iniciou a realização da caixa.
  • "A nossa HORTA nascerá aqui!" Este foi o espaço escolhido para o desenvolvimento do projeto da Horta Biológica na EB Nº1 da Lousã. Um espaço solarengo, com condições de rega próximas e que vai embelezar, também, esta zona da nossa nova escola!
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este projeto teve o início neste ano letivo 2015/2016

Área aproximada da horta

Até 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A EBNº1 da Lousa iniciou o seu funcionamento este ano letivo e, por isso, pela primeira vez teve a oportunidade participar no projeto Eco Escolas. Tratando-se de uma escola com uma grande área verde e com preocupações ambientais no seu modo de funcionamento e tendo, também, já outros projetos parceiros com as preocupações do cuidado ambiental, achámos que seria uma mais valia o desenvolvimento deste projeto da HORTA BIOLÓGICA, que iria contribuir, também, para o embelezamento do próprio estabelecimento.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O fato de ter sido um projeto executado com entidades parceiras que, por um lado, promoveram sessões de esclarecimento sobre as melhores metodologias a adoptar para a construção da HORTA e, por outro lado, uma dessas entidades ser uma Instituição vocacionada para a pessoa com deficiência e que prestou a sua colaboração com jovens que frequentam a resposta FORMAÇÃO PROFISSIONAL, nas áreas da carpintaria e da jardinagem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A dinâmica da Horta foi realizada nos espaços da escola onde as crianças/jovens passam os seus tempos livres, respetivamente o Espaço J, o Centro de ATL para crianças do 1ºciclo e a sala TEMPLI - Tempo Livre Inteligente,.
  • N.º de alunos envolvidos: aproximadamente 100
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Através das reuniões do Conselho ECO ESCOLAS, realizadas no final de cada período letivo, onde são prestados todos os esclarecimentos sobre o plano de acção e onde são recolhidos todos os contributos que, à posteriori, são divulgados por toda a comunidade escolar, docentes, funcionários, alunos e respetivas famílias.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ainda não é verificável pelo fato de se tratar de um projeto muito recente realizado numa escola também ela muito recente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através dos Monitores dos espaços acima referenciados (Espaço J, Centro de ATL do 1ºciclo e sala TEMPLI) que se organizam, em pequenos, grupos e que realizam as tarefas de manutenção da HORTA.

Como é feita a preparação do solo?

Foi realizada com a colaboração da Câmara Municipla da Lousã que preparou o espaço e trouxe terra apropriada para o efeito.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Não conseguimos chegar à fase de realização de consociações, uma vez que existiu, durante o segundo período, um problema de saneamento na escola, que levou à interrupção do projeto da HORTA, porque a zona de resolução do mesmo se situava precisamente no local da onde está a HORTA. Deste modo, apenas foi conseguida a plantação de ua sebe de aromáticas, com alecrim e alfazema, e o embelzamento do espaço com a construção de cercas em madeira.

Como é feita a gestão da rega?

Através de um cronograma que aponta as datas e horário em que a HORTA deve ser regada pelos diferentes grupos de crianças/jovens envolvidos no projeto.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

devido ao problema acima mencionado, e porque só foi conseguida a plantação de aromáticas, e que ainda é recente, ainda não foi verificável qualquer tipo de praga nem doença.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Estava previsto em Plano de Acção a realização de um mercado no final do ano letivo que, no entanto, terá que ser adiado para o próximo ano letivo, uma vez que devido ao problema de saneamento que interrompeu o projeto da HORTA, não foi possível executar qualquer cultura.

 

Publicado por: EB nº1 da Lousã

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Professor coordenador da horta: Rita Carla Santos Dias