Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Estrutura da horta vertical concluida, a aguardar a sementeira.Estrutura da horta vertical concluida, a aguardar a sementeira.
  • Montagem da estrutura da horta.Montagem da estrutura da horta.
  • Muro de sustentação da horta vertical.Muro de sustentação da horta vertical.
  • Montagem da estrutura da horta.Montagem da estrutura da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta está a ser criada pela primeira vez este ano.

Área aproximada da horta

20 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas;
- Demonstrar que é possível criar uma horta quando não se dispõe de um terreno;
- Sensibilizar para a prática de compostagem como forma de fertlizar as culturas de modo natural;
- Promover a intergeracionalidade partilhando as tarefas da horta com os idosos da comunidade;
- Dinamizar os espaços escolares;
- Demonstrar os benefícios da agricultura biológica através da obtenção de produtos hortícolas de qualidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta criada é vertical, reutiliza materiais e promove o intercâmbio geracional.
A estrutura está montada numa parede do recreio da escola, local de passagem obrigatória a toda a comunidade escolar, contribuindo para a sensibilização pela preservação, dinamização e embelezamento dos espaços exteriores.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio
  • N.º de alunos envolvidos: 58
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com o fornecimento de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade, de um modo geral, poderá comprovar que é possível criar uma horta, mesmo quando não se dispõe de um terreno, podendo a horta da escola servir como modelo a ser replicado nos lares das famílias envolvidas ou em qualquer outro da comunidade envolvente.
Os alunos poderão acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, monda até ao transplante.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das turmas e o grupo de idosos envolvido, encarregue dessa tarefa uma vez por semana.

Como é feita a preparação do solo?

A terra colocada nos vasos/garrafas é proveniente de uma área florestada, contendo alguma matéria orgânica incorporada, pelo que não se procedeu a qualquer adição de composto ou fertilizante natural.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos colocados na pilha de compostagem são depositados em camadas alternadas de verdes e castanhos. Os resíduos verdes provêm essencialmente de restos de legumes e frutas da cantina, aparas de relva fresca, cascas de ovos e borras de café, enquanto que os resíduos castanhos são constituídos por folhas e ramos secos, cascas de ovos, aparas de relva seca, cascas de frutos secos, de batatas e palha. São ainda colocadas no compostor, todas as ervas daninhas resultantes da monda das culturas da horta vertical e resíduos orgânicos que os alunos trazem de casa.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações instaladas visam favorecer o combate de pragas e doenças das culturas, através da associação de hortícolas com plantas aromáticas, já que estas libertam moléculas bioquímicas com propriedades germicidas e repelentes.
As culturas incluem hortícolas como alface, feijão, rabanetes, rúcula e morangos, alternadas com ervas aromáticas tais como tomilho, hortelã, orégãos, salsa, manjericão, coentros e cebolinho. A horta contém ainda flores como amores-perfeitos e cravinas.

Como é feita a gestão da rega?

Esta tarefa está incluída num plano semanal, em que cada dia da semana corresponde a uma das quatro turmas da escola e um dia ao grupo de idosos dos Lares de 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.
A rega é realizada com mangueira. Quando disponível, utiliza-se a água que é recolhida em recipientes de plástico reutilizados para a recolha de águas pluviais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação diária da horta por parte dos alunos.
O controlo de pragas é efetuado mediante a presença de ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes de pragas. Foram ainda colocadas caixas ninho, para atrair para a área da horta, aves insetívoras que poderão contribuir para a eliminação de pragas das culturas da horta vertical.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos hortícolas e ervas aromáticas obtidos serão entregues na cozinha, para que possam ser utilizados na confeção de saladas e no tempero de alguns pratos.

 

Publicado por: Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

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Professor coordenador da horta: Austelina Rego