Se sim, como e com que materiais?
Há um compostor construído em madeira no qual são colocadas, em camadas sobrepostas, castanhos (folhas de árvores …) com outros mais verdes e ricos em azoto (corte de relva, borras de café,…). Temos a colaboração da cantina com os restos de legumes. A participação das funcionárias no workshop de compostagem foi muito importante.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Batatas, milho, espinafres, acelgas, tomates, pimentos, alho francês, cebola, alface, beterraba, curgetes, abóboras, pepinos, beringela, cenouras, chuchu, feijão (rasteiro e de trepar), ervilhas, favas, salsa, cidreira, alecrim, alfazema, hortelã, morangos, couve-nabiça, tronchuda, repolho, cebolinho.
Como é feita a gestão da rega?
Há uma parte com rega automática, mas habitualmente, a rega é feita manualmente por alunos, professores e funcionários. Existe um ponto de recolha de água proveniente da chuva.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Plantas aromáticas; agrupamos os legumes da mesma família evitando o aparecimento de pragas; espalhamos cinzas; limpeza do canteiro e chorume de urtigas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- A Equipa Eco-Escolas convidou os alunos do 5º e do 7º ano e da educação especial, conjuntamente com os seus professores, a participarem na desfolhada, no dia 23 de outubro, marcando assim o início dos trabalhos na horta biológica da nossa escola, no ano letivo 2014/15.
Os alunos deslocaram-se para a zona da horta e depois de colhido o milho foi realizada a desfolhada. O cultivo do milho, feito na primavera passada, deu origem a umas belas maçarocas!
Depois dirigiram-se à biblioteca onde escutaram a “oração do milho”e um excerto do "O amor que acende a lua", de Rubem Alves. Aí puderam apreciar uma exposição com artigos rurais;
- Wokshop “Granadas de Sementes”, no dia 12 de novembro e lançamento das granadas no dia 19 de novembro;
- Divulgação do Almanaque 2015;
- Workshop sobre compostagem, no dia 25 de fevereiro, orientado pela Resinorte, tendo sido fornecido um guia de compostagem;
- Peddy – paper escolar a realizado no dia 20 de março, onde constaram questões e posto de controlo ligado à horta. As equipas envolveram-se muito positivamente nas propostas (rega, cavar árvores, plantar alface, semear pepinos, feijões, abóbora.
- Projeto TALPA (pptx anexo), com vista a promover a nossa horta pedagógica e terapêutica e a divulgar a necessidade de uma estufa.
- Participação no “Vizela em Festa”, realizada a 10 de maio, promovida pela Rede Cultural e Câmara Municipal de Vizela, com a venda dos produtos hortícolas.
- Participação no arraial minhoto no final do ano letivo, com uma Eco-Tômbola, com produtos hortícolas.