EB Bonsucesso

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • "Tantas" - Aprendemos que as couves têm nomes tão diferentes umas das outras.
  • "Resultado" - Aí estão as couves - quase prontas a colher.
  • "Bonita" - Agora vamos esperar e ver o resultado.
  • "Mãos na massa" - Um a um, com a ajuda do "avô" Manuel, plantámos as nossas couves.
  • A horta - Tudo a postos para a 1.ª plantaçãoA horta - Tudo a postos para a 1.ª plantação
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe pelo menos há 4 anos.

Área aproximada da horta

40 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Conhecer as plantas, o seu ciclo de desenvolvimento, a sua utilidade e a época de cultivo.
Envolver as crianças na sua própria aprendizagem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A colocação de crianças oriundas de famílias citadinas, em contacto com as plantas e as atividades rurais.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, atividade físico motora e expressões.
  • N.º de alunos envolvidos: 98
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

Preparação da terra.
Fornecendo as sementes e plantas.
Ajudando as crianças na manutenção e cuidados na horta.
Adquirindo alguns dos produtos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Vendinha de produtos hortícolas, com bastante participação por parte de todos os intervenientes.
Apresentação de trabalhos realizados no grupo EB Bonsucesso (Facebook).
Opiniões positivas por parte dos Encarregados de Educação perante esta dinâmica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em canteiros por anos de escolaridade e cada ano cuida, oportunamente, do seu espaço.

Como é feita a preparação do solo?

A horta é adubada com compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, restos de fruta e de comida do refeitório.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são as adequadas a cada época da horta (frutos e vegetais) e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que é necessária.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Assim que é detetado qualquer lagarta ou caracol, este é retirado pelas crianças, professores e assistentes operacionais.
Cultivo de cravos túnicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de sopas e de saladas com os produtos provenientes da horta.
Mercados.

 

Publicado por: EB Bonsucesso

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Isabel Piedade Tavares Lebre