Escola EB1/JI da Portela de Sintra

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Em outubro foi necessário cavar as couves.Em outubro foi necessário cavar as couves.
  • Uma praga de caracóis atacou as couves. Colocamos cerveja em copos. O resutado foi este.Uma praga de caracóis atacou as couves. Colocamos cerveja em copos. O resutado foi este.
  • Plantámos couve portuguesa para o Natal.Plantámos couve portuguesa para o Natal.
  • Foi um trabalho duro.Foi um trabalho duro.
  • Em setembro fizemos a limpeza da horta. Os resíduos foram colocados no compostor.Em setembro fizemos a limpeza da horta. Os resíduos foram colocados no compostor.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta biológica na escola existe desde o ano 2000.

Área aproximada da horta

Tem aproximadamente 40m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

1- Aproveitamento e embelezamento de um espaço mal aproveitado ;
2- Proporcionar novas formas de aprendizagem;
3- Promover a educação ambiemtal.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quando a horta foi implementada destacou-se pela originalidade. O facto de estar numa situada num espaço de passagem, muito vsível, fez deste espaço um lugar agradável para todos, São dadas muitas aulas neste lugar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio
  • N.º de alunos envolvidos: 100
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são na doação de semente e/ou compra dos produtos hortícolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alunos preferem as saladas cultivadas na horta. Referem que o caldo verde da escola é o melhor.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um professor responsável, que está sempre presente em todas as atividades de sementeira/plantação, monda.... O professor responsável distribui as tarefas e os espaços pelas diferentes turmas.
Os cuidados de vigilância e rega são atribuidos semanalmente às turmas que edesenvolvem o projeto.

Como é feita a preparação do solo?

Normalmente são os professores que cavam e preparam a terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Existem três compostores , próximos da horta, eonde são colocados os resíduos da própria horta, não são colocados resíduos orgânicos do refeitório, por estes atrairem animais (ratos)

Quais as culturas / consociações instaladas?

À volta da horta existem bastantes plantas aromáticas, chagas, alecrim, calêndulas, hortelã pimenta, cidreira.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, sempre no final do dia ou de manhã o mais cedo possível.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e o controlo de pragas e doenças é feita através de vistorias à horta realizadas pelos professores e alunos. As pragas são combatidas com produtos naturais: cinza, cerveja, sal, sabonárias...

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No final do ano realiza-se uma feira saloia onde são vendidos os produtos retirados da horta.

 

Publicado por: Escola EB1/JI da Portela de Sintra

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Professor coordenador da horta: Rita da Conceição Pimentel Bernardo