Escola Básica de Abação

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limpeza da horta.Limpeza da horta.
  • Limpeza da horta.Limpeza da horta.
  • Plantação de couve-galega.Plantação de couve-galega.
  • Culturas existentes na horta.Culturas existentes na horta.
  • Plantação das culturas de inverno.Plantação das culturas de inverno.
  • Construção da arrecadação para guardar os materiais.Construção da arrecadação para guardar os materiais.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

Área aproximada da horta

12 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Continuação do cultivo de produtos hortícolas, aromáticas e flores;
Desenvolver o espírito de trabalho de grupo (ter espírito cooperativo);
Sensibilizar os alunos para os cuidados alimentares;
Possibilitar a realização de atividades pedagógicas significativas em outros contextos;
Desenvolver o sentido estético e a criatividade;
Promover a inclusão educativa dos alunos com NEE;
Reconhecer a importância das plantas na nossa vida;
Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família/criança/comunidade;
Fortalecer os laços familiares;
Levar a criança a conhecer e a experimentar diferentes técnicas de expressão plástica;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A inclusão educativa dos alunos com NEE e a doação dos produtos cultivados às famílias carenciadas da zona de influência da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas no fornecimento de sementes e plantas para cultivo e no tratamento e mobilização do solo, e as mais carenciadas recebem os produtos que são cultivados.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Promovendo a transição dos alunos para a vida ativa, desenvolvendo o espirito cooperativo e o trabalho de grupo, e motivando os alunos para a necessidade de preservação do meio ambiente e para serem cidadãos solidários, uma vez que os produtos cultivados serão doados às famílias mais carenciadas da comunidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas está a cargo da educação especial sendo que a maior parte das tarefas são realizadas pelos alunos mais velhos da Educação especial.

Como é feita a preparação do solo?

Com recurso a um trator agrícola, de um Encarregado de Educação, mobilização do solo com recurso a uma fresa e manual com recurso a ferramentas agrícolas, por parte dos alunos e professores.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com recurso as ervas daninhas, folhas e restos de legumes e frutas resultantes da cantina escolar.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alhos, couve coração, nabiça e ervas aromáticas (tomilho, alecrim, hortelã, poejo, salsa, coentros, salva, etc)

Como é feita a gestão da rega?

Rega manual

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sem controlo de pragas e doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A atividade que se realiza em torna da horta é a doação dos produtos.

 

Publicado por: Escola Básica de Abação

avatar

Professor coordenador da horta: Manuel Agostinho Aires Lopes