Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Motivar os alunos para a importância da agricultura sustentável;
Desconstruir a ideia de que a agricultura é trabalho pouco interessante;
Levar os alunos do 8º Ano a aplicar na prática conteúdos teóricos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais;
Contribuir para a formação geral dos alunos;
Dada a localização da horta na escola, pretendemos ainda mostrar aos alunos e visitantes que a horta pode ser bonito como um jardim e um lugar de lazer.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Cada canteiro é trabalhado por uma turma do 8º ano, com a colaboração do diretor de turma e do professor de Ciências Naturais;
Cada canteiro é original pois depende da planificação realizada, em grupo, por cada turma;
Organização interna de um concurso "A minha horta é + fixe", cujo objetivo é motivar os alunos e premiar o empenho, a originalidade e a aplicação de regras básicas da Agricultura Biológica, tais como a utilização de consorciações.
Como são envolvidas as famílias?
O projeto de cada turma foi feito em colaboração com os pais e encarregados de educação. As espécies vegetais plantadas/semeadas nos canteiros foram cedidas pelos pais ou outros familiares.
As famílias vão ainda ser desafiadas a votar na horta mais original, através do FACEBOOK.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O local escolhido para a implantação da horta, outrora desvalorizado, é já um local de referência e frequentemente verifica-se que nos intervalos alunos, professores e funcionários se dirigem a este espaço com o objetivo de observar as alterações que vão surgindo.
Já começamos a pensar numa forma de aumentar a horta por ser comum recebermos pedidos, de alunos de outros níveis de ensino, que também gostariam de ter um espaço para trabalhar.
São já os alunos a questionar as coordenadoras do projeto eco-escolas quanto ao início do trabalho na horta pedagógica.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável pela manutenção do seu canteiro, durante as aulas de Direção de turma, com a supervisão do respetivo diretor de turma.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi adubado, em dezembro com recurso à tremocilha, semeada no ano passado. O revolvimento do solo foi feito pelos alunos, antes da sementeira/plantação com a supervisão do professor de Ciências Naturais.