Externato Infante D. Henrique

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação da horta e limpeza após o outono.Preparação da horta e limpeza após o outono.
  • Preparação do terreno para plantação.Preparação do terreno para plantação.
  • Plantação das alfaces provenientes da sementeira do ano passado.Plantação das alfaces provenientes da sementeira do ano passado.
  • Corte da tremocilha e utilização desta para adubação dos terrenos.Corte da tremocilha e utilização desta para adubação dos terrenos.
  • Plano geral da horta em dezembro.Plano geral da horta em dezembro.
  • Horta vertical de aromáticas.Horta vertical de aromáticas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos para a importância da agricultura sustentável;
Desconstruir a ideia de que a agricultura é trabalho pouco interessante;
Levar os alunos do 8º Ano a aplicar na prática conteúdos teóricos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais;
Contribuir para a formação geral dos alunos;
Dada a localização da horta na escola, pretendemos ainda mostrar aos alunos e visitantes que a horta pode ser bonito como um jardim e um lugar de lazer.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Cada canteiro é trabalhado por uma turma do 8º ano, com a colaboração do diretor de turma e do professor de Ciências Naturais;
Cada canteiro é original pois depende da planificação realizada, em grupo, por cada turma;
Organização interna de um concurso "A minha horta é + fixe", cujo objetivo é motivar os alunos e premiar o empenho, a originalidade e a aplicação de regras básicas da Agricultura Biológica, tais como a utilização de consorciações.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e Direção de Turma
  • N.º de alunos envolvidos: 350
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7

Como são envolvidas as famílias?

O projeto de cada turma foi feito em colaboração com os pais e encarregados de educação. As espécies vegetais plantadas/semeadas nos canteiros foram cedidas pelos pais ou outros familiares.

As famílias vão ainda ser desafiadas a votar na horta mais original, através do FACEBOOK.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O local escolhido para a implantação da horta, outrora desvalorizado, é já um local de referência e frequentemente verifica-se que nos intervalos alunos, professores e funcionários se dirigem a este espaço com o objetivo de observar as alterações que vão surgindo.

Já começamos a pensar numa forma de aumentar a horta por ser comum recebermos pedidos, de alunos de outros níveis de ensino, que também gostariam de ter um espaço para trabalhar.

São já os alunos a questionar as coordenadoras do projeto eco-escolas quanto ao início do trabalho na horta pedagógica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção do seu canteiro, durante as aulas de Direção de turma, com a supervisão do respetivo diretor de turma.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi adubado, em dezembro com recurso à tremocilha, semeada no ano passado. O revolvimento do solo foi feito pelos alunos, antes da sementeira/plantação com a supervisão do professor de Ciências Naturais.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Num compostor de madeira, fornecido pela Câmara Municipal de Braga, com resíduos orgânicos provenientes da limpeza da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações:
Couve + alface
Cebola + morangos
Cebola + cenoura
Cebola + Alface
Morangos + Tomilho
Alface + Alhos
Tomate + Alface
Pepino + Girassol
Alface + Cenoura
Cebolinho + Cenoura
Cenoura + alho-francês
Couve + alho-francês
Tomate + Feijão
Cenoura+couve
Tomate + Cebola
Tomate + Cenoura
Abóbora + Alface
Tomate + Alface
Alface + feijão
Acelga + rabanete
Acelga + couve

Como é feita a gestão da rega?

Com água das chuvas aproveitada dos telhados da escola e armazenada em depósitos adquiridos para esse efeito.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Joaninhas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Concurso da escola "A minha horta é + fixe"
Concurso da Câmara Municipal de Braga "Escola + verde"
Leitura de poesias, relacionadas com a agricultura, na hora
dinamização de atividades no Dia da Criança

 

Publicado por: Externato Infante D. Henrique

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Professor coordenador da horta: Isaura Alberta Martins Ribeiro Leite