EB 2,3 Mestre de Avis

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • A A "cavar" - preparação do solo.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar uma nova relação com o meio ambiente, sensibilizando para práticas ambientais de sustentabilidade.
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Melhorar os hábitos alimentares.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto promoveu a criação de um espaço verde ecológico – uma “horta” polivalente essencialmente dedicada a atividades agrícolas, em regime biológico, para os alunos e colocada à disposição dos professores para integração nas suas atividades letivas incluindo as vertentes de educação ambiental, educação para a saúde e desenvolvimento sustentável.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Alunos do Eco-Clube
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os pais/encarregados de educação participaram no projeto cedendo sementes e algumas plantas para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A manutenção da horta foi feita essencialmente por alunos que manifestam pouco Interesse e empenho pelas atividades letivas. Desta forma, a horta é um espaço de integração e motivação destes alunos face ao seu processo de ensino/aprendizagem e abandono escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estiveram presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Estas atividades eram feitas no horário do Eco-Clube (quarta-feira das 14:45h-17:10h). No entanto, nos restantes dias da semana, aos alunos organizavam-se sobretudo para proceder à rega da horta.
A professora responsável prestou auxílio aos alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, foi feita a remoção das ervas daninhas. Depois o espaço foi cavado para arejamento do solo. Posteriormente, foi colocado composto orgânico.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

São utilizadas folhas, ramos secos, borras de café (trazidos por alunos da escola).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Durante este ano letivo foram cultivadas vários produtos, tais como: alfaces, favas, alhos, feijão, couves, salsa, coentros, abóboras, cebolas, tomate, framboesas, entre outras

Como é feita a gestão da rega?

A rega era feita, sempre que possível, nas horas de menor calor, pelos alunos

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não foi utilizado qualquer produto químico.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: EB 2,3 Mestre de Avis

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João Madureira Pinto