Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Já existe horta na nossa escola há algum tempo. Este ano letivo, motivados pelo projeto do Programa Eco-Escola "Hortas Bio nas Eco-Escolas”, decidiu-se implementar uma horta vertical.
Área aproximada da horta
Aproximadamente 6 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Como já referido, no primeiro ponto deste questionário, uma das razões para a criação da horta vertical, foi a participação no concurso de hortas escolares, promovido pela AGROBIO e a ABAE, apresentado pelo Programa Eco-Escolas. Como objetivos delineamos: continuar a incentivar a prática da agricultura biológica; promover e desenvolver o conceito de sustentabilidade; promover e desenvolver a importância do consumo de produtos biológicos; implicar os alunos com capacidades muito limitadas ao nível da atividade física e mental, na confeção de uma horta vertical; proporcionar aos alunos com mobilidade reduzida (cadeiras rodas), a visualização continua de todo o processo de elaboração de uma horta, crescimento e desenvolvimento das plantas; promover a interdisciplinaridade e a participação ativa de toda a comunidade educativa.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Aproveitamento exclusivo de garrafas de laranjada (refrigerante regional), utilizadas como vasos para a plantação das várias plantas.
Pormenor do sistema de irrigação, gota a gota, com reutilização da água usada.
Como são envolvidas as famílias?
Colaboração das famílias na recolha das garrafas e no plantio das alfaces.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Empenho dos alunos na construção, plantio e manutenção da horta;
- Colaboração dos encarregados de educação quer nos materiais necessários à construção da horta, quer no plantio, assim como, na apreciação no processo de evolução.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo está responsável por regar e mondar a horta, diariamente.
Como é feita a preparação do solo?
Deitou-se areão no fundo dos vasos, junto ao gargalo das garrafas, colocando-se de seguida uma mistura de terra com excremento de cavalo, anteriormente preparada.
Utilização semanal do chorume de urtigas, preparado pelos alunos, como fertilizante da terra.