Área aproximada da horta
mais ou menos 10 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As questões ambientais e do desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações do nosso mundo. Um planeta excessivamente urbanizado e consumista dá cada vez mais sinais de necessitar com urgência de novas atitudes que preservem o futuro das novas gerações, no respeito pelos equilíbrios ambientais e pela sustentabilidade do desenvolvimento.
É nosso objetivo aumentar a experiência prática e sensorial na ligação com a Natureza através do contato entre as crianças/alunos e as espécies agrícolas que utilizamos na nossa alimentação.
A Horta Biológica e os jardins apresentam um conjunto de atividades de educação ambiental. Não se pretende apenas trabalhar a jardinagem, mas também aprender sobre normas de higiene, boas e más condutas alimentares, condições meteorológicas e sobre o mundo que nos envolve, ganhando conhecimentos sobre a fauna, a flora e sobre o equilíbrio do ecossistema.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto assume assim um caráter inovador em vários sentidos. Pretende utilizar a horta e os jardins como centro e ponto de partida das aprendizagens exigidas aos alunos nas várias áreas disciplinares e não como uma mera extensão das atividades escolares ou das atividades dos tempos livres. Com efeito, a criação e manutenção da horta, com todos os seus componentes (mata, pomar, e mais tarde criação de animais), tendo a sua ênfase no ambiente, proporciona a sua aplicação à Língua Portuguesa, à Matemática, Ciências Naturais e às Expressões artísticas.
Por outro lado, o projeto propõe uma abordagem global e integrada das questões relativas ao ambiente. Para além das atividades agrícolas, levadas a cabo em regime de agricultura biológica, inclui a reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem), bem como a existência de um laboratório experimental ( Salas de Ciências).
Parece-nos assim, importante e urgente proporcionar às crianças, desde muito cedo, as aprendizagens inerentes a um projeto desta natureza que permitam a aquisição de competências multidisciplinares fomentadoras de um efetivo saber em ação.
Este saber, a curto prazo será mais estruturado no desenvolvimento de uma atitude crítica face à produção alimentar/equilíbrio ambiental potenciando, no futuro, as escolhas mais corretas e equilibradas e desbravando o caminho para que cada criança se torne um cidadão competente, um consumidor responsável e uma verdadeira guardiã do ambiente.
O projeto assenta em três pilares fundamentais:
Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;
Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;
Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem dos vários níveis de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
Como são envolvidas as famílias?
Envolver a comunidade
• Promover a conexão com a Natureza;
• Dinamizar os espaços exteriores da escola;
• •Disponibilizar a experimentação de diferentes culturas e formas de germinação;
• Observar e investigar o desenvolvimento das sementes, árvores e plantas;
• Preparar receitas e momentos de degustação dos alimentos semeados, cultivados e colhidos;
• Aprender sobre a Gestão e Poupança de Recursos Naturais como a água, insetos e biodiversidade
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O que tentamos mudar com a nossa ideia, para além de tudo o que já foi referido, será também uma forma de unir ainda mais a comunidade, criando algo positivo e da mesma forma quebrando estigmas sociais.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e dos jardins é feita pelos auxiliares de ação educativa, bem como pelos alunos do Clube do Ar Livre.
A distribuição das tarefas foi feita cada inicio de período, mediante o horário dos alunos e a sua disponibilidade
Como é feita a preparação do solo?
A agricultura biológica baseia-se numa série de objetivos e princípios, assim como em
práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.
• Adopção de rotações de culturas longas e diversificadas para interrupção dos ciclos
dos infestantes e pragas, para dar ao solo tempo para recuperação e para adição de nutrientes úteis. Plantas como o trevo, por exemplo, fixam azoto atmosférico no solo
• Utilização de fertilizantes orgânicos à base de estrume – para melhoria da estrutura do solo e para prevenção da erosão
• Restrição rigorosa ao uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos – para evitar alterações a longo-prazo da consistência e a dependência química do solo
• Sementeira de culturas para adubação verde, que permitem a cobertura do solo após a colheita – para prevenção da erosão do solo e lixiviação de nutrientes
• Plantação de sebes – para prevenção da erosão do solo e perda de nutrientes.
( Sempre que possível)