Escola Básica de Santa Bárbara (antiga EB 2,3 de Fânzeres)

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Após a preparação do terreno inicio da plantação.Após a preparação do terreno inicio da plantação.
  • Os nossos compositores na horta.Os nossos compositores na horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

mais ou menos 10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As questões ambientais e do desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações do nosso mundo. Um planeta excessivamente urbanizado e consumista dá cada vez mais sinais de necessitar com urgência de novas atitudes que preservem o futuro das novas gerações, no respeito pelos equilíbrios ambientais e pela sustentabilidade do desenvolvimento.
É nosso objetivo aumentar a experiência prática e sensorial na ligação com a Natureza através do contato entre as crianças/alunos e as espécies agrícolas que utilizamos na nossa alimentação.
A Horta Biológica e os jardins apresentam um conjunto de atividades de educação ambiental. Não se pretende apenas trabalhar a jardinagem, mas também aprender sobre normas de higiene, boas e más condutas alimentares, condições meteorológicas e sobre o mundo que nos envolve, ganhando conhecimentos sobre a fauna, a flora e sobre o equilíbrio do ecossistema.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto assume assim um caráter inovador em vários sentidos. Pretende utilizar a horta e os jardins como centro e ponto de partida das aprendizagens exigidas aos alunos nas várias áreas disciplinares e não como uma mera extensão das atividades escolares ou das atividades dos tempos livres. Com efeito, a criação e manutenção da horta, com todos os seus componentes (mata, pomar, e mais tarde criação de animais), tendo a sua ênfase no ambiente, proporciona a sua aplicação à Língua Portuguesa, à Matemática, Ciências Naturais e às Expressões artísticas.
Por outro lado, o projeto propõe uma abordagem global e integrada das questões relativas ao ambiente. Para além das atividades agrícolas, levadas a cabo em regime de agricultura biológica, inclui a reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem), bem como a existência de um laboratório experimental ( Salas de Ciências).
Parece-nos assim, importante e urgente proporcionar às crianças, desde muito cedo, as aprendizagens inerentes a um projeto desta natureza que permitam a aquisição de competências multidisciplinares fomentadoras de um efetivo saber em ação.
Este saber, a curto prazo será mais estruturado no desenvolvimento de uma atitude crítica face à produção alimentar/equilíbrio ambiental potenciando, no futuro, as escolhas mais corretas e equilibradas e desbravando o caminho para que cada criança se torne um cidadão competente, um consumidor responsável e uma verdadeira guardiã do ambiente.

O projeto assenta em três pilares fundamentais:
Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;
Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;
Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem dos vários níveis de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: C,N; Inglès; EV
  • N.º de alunos envolvidos: 22
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Envolver a comunidade
• Promover a conexão com a Natureza;
• Dinamizar os espaços exteriores da escola;
• •Disponibilizar a experimentação de diferentes culturas e formas de germinação;
• Observar e investigar o desenvolvimento das sementes, árvores e plantas;
• Preparar receitas e momentos de degustação dos alimentos semeados, cultivados e colhidos;
• Aprender sobre a Gestão e Poupança de Recursos Naturais como a água, insetos e biodiversidade

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O que tentamos mudar com a nossa ideia, para além de tudo o que já foi referido, será também uma forma de unir ainda mais a comunidade, criando algo positivo e da mesma forma quebrando estigmas sociais.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e dos jardins é feita pelos auxiliares de ação educativa, bem como pelos alunos do Clube do Ar Livre.
A distribuição das tarefas foi feita cada inicio de período, mediante o horário dos alunos e a sua disponibilidade

Como é feita a preparação do solo?

A agricultura biológica baseia-se numa série de objetivos e princípios, assim como em
práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.
• Adopção de rotações de culturas longas e diversificadas para interrupção dos ciclos
dos infestantes e pragas, para dar ao solo tempo para recuperação e para adição de nutrientes úteis. Plantas como o trevo, por exemplo, fixam azoto atmosférico no solo
• Utilização de fertilizantes orgânicos à base de estrume – para melhoria da estrutura do solo e para prevenção da erosão
• Restrição rigorosa ao uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos – para evitar alterações a longo-prazo da consistência e a dependência química do solo
• Sementeira de culturas para adubação verde, que permitem a cobertura do solo após a colheita – para prevenção da erosão do solo e lixiviação de nutrientes
• Plantação de sebes – para prevenção da erosão do solo e perda de nutrientes.
( Sempre que possível)

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

• De forma genérica, os materiais vegetais frescos e verdes tendem a ser mais ricos em azoto do que os materiais secos e acastanhados. Note-se que o verde resulta da clorofila que tem azoto enquanto o castanho resulta da ausência de clorofila. No caso das folhas, a senescência (em que se verifica o amarelecimento das folhas devido à degradação da clorofila) está associada à remobilizado do azoto das folhas para outras partes da planta.
• Os materiais utilizados para a compostagem podem ser divididos em duas classes, a dos materiais ricos em carbono (materiais castanhos) e a dos materiais ricos em azoto (materiais verdes). Entre os materiais ricos em carbono podemos considerar os materiais lenhosos como a casca de árvores, as aparas de madeira e o serrim, as podas dos jardins, folhas e agulhas das árvores, palhas e fenos, e papel. Entre os materiais azotados incluem-se as folhas verdes, estrumes animais, urinas, solo, restos de vegetais hortícolas, erva, etc.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomilho; Morangos Cebolinho; Hortelã - pimenta; Alecrim; Manjericão; Salsa; Macieira; Lúcia – lima.

Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita com mangueira, de manhã e ao final do dia, sempre que necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que possivel

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No clube do ar livre todos os anos fazemos a feirinha de Natal e da Páscoa, onde mostramos e vendemos os produtos da horta, ou confecionamos compotas/ chocolates com ervas aromáticas da horta.

 

Publicado por: Escola Básica de Santa Bárbara (antiga EB 2,3 de Fânzeres)

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Professor coordenador da horta: Sandra Mónica R. Azenha Paúl