Se sim, como e com que materiais?
Ao abraçar o desafio da criação da Horta, solicitou-se desde logo à Câmara Municipal de Famalicão a cedência de um compostor que colocamos na horta. Posteriormente, teve lugar a realização de dois Workshops de Compostagem (em parceria com a Resinorte) e envolveram-se famílias e a cozinha da instituição para a recolha de aparas de hortícolas. O material castanho utilizado no processo de compostagem foi cedido, também ele, pela comunidade. A realização de camadas (verdes, castanhos), e monitorização do processo tem sido realizada pela educadora da Sala do Jardim de Infância. Neste momento, ainda não temos disponível composto para utilização na horta, encontrando-se em fase de maturação.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na Horta D' Avó crescem Brássicas (penca, galega, couve repolho); Solanáceas (tomate, pimento); Leguminosas (feijão, favas); Curcubitáceas (abóbora, corgete, pepino); Asteráceas (alface); Aliáceas (cebolinho, alho francês); Umbelíferas (cenoura, salsa); Quenopidiáceas (beterraba, acelga); outras (morango)
Todas as culturas foram instaladas tendo em consideração o quadro das Consociações favoráveis e desfavoráveis.
Como é feita a gestão da rega?
Este constitui um dos pontos de destaque no âmbito da criação da horta. No ano passado, em articulação com uma Escola de Belas Artes do Concelho "A Casa ao Lado," elaboramos uma serie de esculturas de jardim (feitas com bidões de plástico) - Abelha e Joaninha - capazes de recolher a água das chuvas que posteriormente seria utilizada no sistema de rega. Nesse sentido, a rega tem sido assegurada por um colaborador com recurso a regador e realiza-se de manha e ao final do dia.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é feita diariamente. A Horta D' Avó tem-se assumido como um espaço ativo e interativo, diariamente visitado por colaboradores, idosos e crianças. Sempre que seja visível a existência de uma praga ou doença é comunicado e posteriormente aplicado o biopesticida mais adequado.
Se sim, que espécies?
Existe um pequeno charco na horta, bem como caixas ninho (construídas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem).
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A Horta D' Avó é, efectivamente, um espaço de partilha, histórias e memórias. Num ambiente de céu aberto realizam-se oficinas e workshops que têm na sua génese a promoção de uma cultura agrícola de respeito para com o ecossistema.
A título de exemplo referimos a comemoração do dia da Biodiversidade na qual foram envolvidas mais de 100 pessoas em torno da horta, com diversos desafios e missões: sementeiras, plantações, decoração de caixas ninho e esculturas de jardim. O restauro de uma cerca velha (que estava no lixo) e que agora serve de limite a este espaço cheio de vida foi também outra das atividades que muito alegrou as gentes desta casa.
A criação do charco e do seu guardião "o sapo cocas" foi outra das atividades levadas a cabo pelos pequenos petizes. À espera dos novos habitantes, crianças e adultos visitam com regularidade este pequeno nicho de biodiversidade.