Associação de Beneficência Luso-Alemã

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A escolha do local da horta do pré-escolar. Só iniciamos esta horta em Março por razões internas da instituição.A escolha do local da horta do pré-escolar. Só iniciamos esta horta em Março por razões internas da instituição.
  • Futura horta do pré-escolarFutura horta do pré-escolar
  • Marcação dos canteirosMarcação dos canteiros
  • 1º contacto das crianças com a futura horta do Pré-escolar1º contacto das crianças com a futura horta do Pré-escolar
  • Os meninos das 6 salas de pré-escolar (120 crianças) estiveram a preparar o terreno.Os meninos das 6 salas de pré-escolar (120 crianças) estiveram a preparar o terreno.
  • Depois da retirada das ervas daninhas, o terreno foi revolvido pelas crianças.Depois da retirada das ervas daninhas, o terreno foi revolvido pelas crianças.
  • O nosso O nosso "génio" jardineiro a construir os canteiros para a nossa Horta do Pré-escolar
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

Área aproximada da horta

+/- 15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações que estão na base da criação de hortas na ABLA surgem na sequência da Candidatura a ECOescola, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da agricultura biológica

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Tentámos aproveitar vários espaços da escola para transformar em horta. Um canteiro da Creche, um espaço do Pré-escolar e horta vertical no CATL.

A horta vertical do CATL foi aproveitada a partir de uma carroça feita no atelier Reciclartes a partir de aproveitamento de madeiras.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 267
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 29
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

Este ano a nossa horta deu "frutos" então adolescentes do CATL vendiam aos pais os produtos biológicos das nossas hortas.

Pais que têm pequenas hortas também contribuiram com sementes ou bolbos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O fato de as crianças estarem envolvidas em todo o processo: escavar, semear, cuidar e colher tem criado nas crianças um impacto extraordinário tornando-as mais atentas para os alimentos que consomem no dia à dia. Crianças que tinham dificuldade de comer verdes, agora pedem.
Ao vender os produtos biológicos às familias vimos as crianças a pedirem aos pais para comprar para fazer salada, sopa em casa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente 1 criança de cada sala de pré-escolar (ou seja 6 crianças) vão com a Madalena (auxiliar de educação) responsável pela horta do Pré-escolar, fazer a manutenção da mesma - regar, tirar as ervas daninhas,colher etc.

Como é feita a preparação do solo?

Segundo o nosso jardineiro Jorge, houve:
- sinpesa/desinfestação do solo;
- Arrejamento e revolvimento do terreno;
- Complemento para mistura (estrume e adubo)

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas/consociações instaladas são as seguintes:
Creche: couves, tomate, bróculos, alface, agrião da terra, espinafres, morangos e chá principe, oregãos, salsa e coentros, tomilho,aipo e manjericão, abóbora e courgete e pé de frambrosesa
e maracujá.

Pré-escolar: grão, hortelã, feijão verde (que foi iniciado a germinação na sala de aula) e depois transplantado na horta do Pré-escolar, pimentos, tomate cherry, alho, alface,bróculos, nabiças, couves, espinafres e cenouras.

CATL: Ervas aromáticas e plantas

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, para possibilitar que as crianças participem.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é feito da seguinte modo:
- Pela apreciação das folhas, fruto.
- Crescimento e desenvolvimento de cada cultura;
- Agir de forma preventiva;
O controlo:
- Aplicando formulas de efeito sistémico e por ação de contacto. Turex (lagarta),sabão azul e branco (piolho), leite gordo diluído em agua (fungos).

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Venda aos pais dos produtos colhidos da horta.
- Confecção de saladas e sopas dos produtos da horta.

 

Publicado por: Associação de Beneficência Luso-Alemã

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Professor coordenador da horta: Carla Maria Soares Monteiro Simões