Escola Básica Conde de Vilalva

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Venda de marmeladaVenda de marmelada
  • Venda de marmelada ( cartaz)Venda de marmelada ( cartaz)
  • Confeção de marmeladaConfeção de marmelada
  • Confeção de marmelada com marmelos da escolaConfeção de marmelada com marmelos da escola
  • Alunos do Curso Vocacional fizeram o portão para a hortaAlunos do Curso Vocacional fizeram o portão para a horta
  • Vista geral da hortaVista geral da horta
  • As nossas batatas estão a crescerAs nossas batatas estão a crescer
  • Grupo de alunos e professores cuidam da horta (ervas)Grupo de alunos e professores cuidam da horta (ervas)
  • Semear favasSemear favas
  • Plantação de alfacesPlantação de alfaces
  • Plantação de alhosPlantação de alhos
  • Delimitação de canteirosDelimitação de canteiros
  • Plantação de batatasPlantação de batatas
  • Limpeza do terreno da hortaLimpeza do terreno da horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta biológica existe desde 2012/2013.

Área aproximada da horta

Superior a 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Para além dos aspetos positivos já reconhecidos às hortas biológicas na proteção do ambiente, aumento da biodiversidade, alimentação saudável, entre outros, na escola, a horta constitui-se como um recurso pedagógico. A horta é utilizada como meio auxiliar para a compreensão dos conteúdos programáticos de várias disciplinas; possibilita o conhecimento prático; contribui para a resolução de algumas situações de indisciplina gerada, algumas vezes, pela inatividade dos alunos e permite uma maior colaboração entre a escola e a família.

Objetivos:
- Promover a educação ambiental, a promoção de valores e a mudança de atitudes dos alunos face ao ambiente;
- Proporcionar oportunidades para que os alunos experienciem trabalhos agrícolas que lhes permitam compreender a origem de alguns alimentos e o ciclo de vida de algumas plantas;
- Promover a cooperação e a interação social entre a comunidade educativa e as famílias;
- Promover o sentido de responsabilidade dos alunos na manutenção e preservação dos canteiros;
- Promover a participação e a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais;
- Valorizar práticas agrícolas amigas do ambiente;
- Acompanhar o processo de formação de produtos agrícolas – preparação do solo, sementeira, crescimento, colheita e utilização dos mesmos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Sob o lema Horta Biológica- Cultive a ideia - temos um canteiro à espera, pretende-se apostar na participação da comunidade escolar e das famílias. O Departamento de Educação Especial e os alunos com Necessidades Educativas Especiais e a equipa do projeto Eco-Escolas são os dinamizadores da Horta Biológica. Foram delimitados canteiros que são disponibilizados a turmas, grupos de alunos, professores e funcionários, foi elaborado um novo cartaz para divulgação do projeto e elaborado regulamento e ficha de utilizador (de acordo com as existentes para as hortas urbanas).
Este ano continuamos a dar prioridade à participação das turmas de 5º ano e à participação mais ativa da família. Os avós de alunos deslocam-se à horta e ajudam na preparação dos canteiros e plantação de plantas hortícolas.
A horta biológica tem vindo também a assumir-se como um espaço de referência da escola. Alunos do Programa Eramus de Inglaterra, Polónia, Espanha visitaram a horta assim, como alunos de outras escolas de Évora visitaram a horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 11
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Civica, Ciências N, Curso Vocacional e Educação Especial
  • N.º de alunos envolvidos: 135
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7

Como são envolvidas as famílias?

Alguns avós deslocam-se à escola para trabalhar conjuntamente com turmas.
Elementos da Associação de Reformados do Bairro do Bacelo tem colaborado na plantação de produtos e construção dos canteiros e na formação dos alunos e professores.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem tido um impacto bastante positivo. Os alunos, funcionários e professores deslocam-se à horta para ver as plantas que crescem e não houve nenhum incidente nem destruição das plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é da responsabilidade de todos os utilizadores, com supervisão do Departamento de Educação Especial.
Os alunos das turmas são responsáveis pelos seus canteiros e pela manutenção da limpeza do espaço.

Como é feita a preparação do solo?

Em setembro, com a participação dos alunos de educação especial e do Curso Vocacional foram removidos todos os materiais (pedras, plásticos, lixo e fez-se a limpeza do terreno de ervas). Um técnico da Câmara Municipal de Évora com um trator revolveu todo o terreno. Posteriormente o terreno foi fertilizado com adubo orgânico resultante da compostagem existente na escola e com estrume de cavalo cedido pela GNR de Évora. A seguir foram delimitados os canteiros e fez-se a delimitação total do espaço com rede e construído um portão, pelos alunos do Curso Vocacional.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos da comida do refeitório (frutos, cascas), detritos da limpeza de árvores, folhas e borras de café do bar da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas - batatas, favas, coentros, salsa, espinafres, cebolas, aboboras, feijão verde, tomate, pimentos, alhos, hortaliça, couve de Bruxelas, morangos e alfaces.
Foram criados 3 canteiros de alecrim, tomilho, lavanda e alfazema para posterior venda, para aumentar a polinização, como repelente e ainda porque não requerem muita rega.
O girassol foi outra das plantas que foi introduzida e plantámos vários bacelos de vinha.
Apostámos também na recuperação de uma leguminosa pouco habitual na região os "Chicharos".
Ao redor das oliveiras plantámos plantas aromáticas (rosmaninho, hortelã, alecrim, lavanda, alfazema, orégãos, poejos, lúcia -lima, entre outros).

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita logo de manhã, três vezes por semana.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é feita manualmente. No inverno, as lesmas foi um problema com que nos confrontámos, assim com as ervas daninhas que semanalmente tiveram de ser retiradas.
Na primavera, as formigas foram uma ameaça para os espinafres. Surgiram muitas formigas que transportaram as sementes dos espinafres para os seus abrigos . Utilizámos borras de café, mas sem grande resultado. As couves não resistiram aos coelhos, foi necessário colocar uma rede para proteger as couves de bruxelas. Verificámos ainda um aumento de joaninhas e de abelhas ao longo da primavera.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Ao longo do ano foram confecionados alimentos com as favas, as batatas e alfaces da horta.
Com marmelos confecionamos marmelada que foi vendida na escola.
Vendemos espinafres e ramos de plantas aromáticas.
O feijão verde ainda está em fase de crescimento assim como os tomateiros.
Algumas turmas utilizam a horta para observar o crescimento das plantas. Todos os peddy paper realizados pelas várias disciplinas incluíram a horta.

 

Publicado por: Escola Básica Conde de Vilalva

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Professor coordenador da horta: Olívia dos Anjos Messias