Área aproximada da horta
10 m2 distribuídos por vários socalcos.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-- Desenvolver o gosto pela natureza.
-- Promover o contacto com situações experimentais concretas.
-- Divulgar a prática da agricultura biológica.
-- Promover a utilização de resíduos sólidos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A nossa horta apresenta originalidade devido ao facto de ser desenvolvida em socalcos, adaptando-se deste modo às caraterísticas do relevo da região.
As sementeiras são realizadas em recipientes reutilizados tais como garrafões, calçado, bacias e tachos. Desta forma pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da reutilização de resíduos.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias colaboram no fornecimento dos recipientes onde vão ser realizadas as sementeiras e das sementes e plantas utilizadas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é um meio de promover um maior contacto entre os alunos e o meio ambiente, constituindo uma forma de ocupação dos tempos livres saudável, criativa e que desenvolve o trabalho colaborativo. Por outro lado permite ampliar os conhecimentos dos alunos sobre algumas técnicas e utensílios agrícolas, bem como sobre o desenvolvimento das plantas cultivadas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos do clube de hortofluricultura e por alunos do primeiro ciclo, principalmente da Educação Especial.
As tarefas são organizadas e supervisionadas pelos professores responsáveis pelo clube de hortofluricultura e pelos docentes da Educação Especial.
Como é feita a preparação do solo?
O solo para as sementeiras é selecionado pelos alunos que lhe retiram os fragmentos de maior dimensão e lhe adicionam composto orgânico.
O solo onde se faz a plantação é cavado e são lhe retiradas as ervas manualmente, sendo posteriormente fertilizado com composto orgânico.