Escola EB 2,3 Santa Marta de Penaguião

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Sementeira em recipientes de plásticoSementeira em recipientes de plástico
  • Sementeira em recipientes de plásticoSementeira em recipientes de plástico
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

Área aproximada da horta

10 m2 distribuídos por vários socalcos.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-- Desenvolver o gosto pela natureza.
-- Promover o contacto com situações experimentais concretas.
-- Divulgar a prática da agricultura biológica.
-- Promover a utilização de resíduos sólidos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A nossa horta apresenta originalidade devido ao facto de ser desenvolvida em socalcos, adaptando-se deste modo às caraterísticas do relevo da região.
As sementeiras são realizadas em recipientes reutilizados tais como garrafões, calçado, bacias e tachos. Desta forma pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da reutilização de resíduos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, Educação Visual, Educação Tecnológica e Estudo do Meio.
  • N.º de alunos envolvidos: 18
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram no fornecimento dos recipientes onde vão ser realizadas as sementeiras e das sementes e plantas utilizadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta é um meio de promover um maior contacto entre os alunos e o meio ambiente, constituindo uma forma de ocupação dos tempos livres saudável, criativa e que desenvolve o trabalho colaborativo. Por outro lado permite ampliar os conhecimentos dos alunos sobre algumas técnicas e utensílios agrícolas, bem como sobre o desenvolvimento das plantas cultivadas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada pelos alunos do clube de hortofluricultura e por alunos do primeiro ciclo, principalmente da Educação Especial.
As tarefas são organizadas e supervisionadas pelos professores responsáveis pelo clube de hortofluricultura e pelos docentes da Educação Especial.

Como é feita a preparação do solo?

O solo para as sementeiras é selecionado pelos alunos que lhe retiram os fragmentos de maior dimensão e lhe adicionam composto orgânico.
O solo onde se faz a plantação é cavado e são lhe retiradas as ervas manualmente, sendo posteriormente fertilizado com composto orgânico.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas ( ex: oregãos, hortelã, coentros e salsa)
- Tomate
- Alface
- Pepino
- Curgete
- Morangos
- Manjericos
- Flores
- Abóbora
- Beringela
- Feijão verde
- Cebola

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada de preferência de manhã pelos alunos ou professores responsáveis pela horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

No caso de aparecer alguma praga estas quando possível são catadas manualmente ou então em situação mais alastrada são retiradas essas partes às plantas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alunos oferecem à comunidade escolar e local os produtos resultantes da horta.
Alguns produtos são consumidos na cantina do centro escolar.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Santa Marta de Penaguião

avatar

Professor coordenador da horta: Berta Maria Pedrosa Fernandes