Se sim, como e com que materiais?
Os alunos de artes de 12º ano requalificaram o compostor com uma verdadeira operação plástica. Desde fevereiro que a escola recebe dos pais e educadores os restos dos alimentos, pois a escola não tem cantina. Foi distribuído pelos alunos os alimentos que não devem ser colocados no compostor. Prevê-se que nas plantações de setembro o solo já seja preparado com o composto da escola.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortícolas: couve, abóbora, feijão verde, ervilha, favas, tomate, alface, cebola, pimento, courgete, cenoura;
Frutícolas: amoras, framboesas, mirtilos, pêssegos, morangos, maracujá,
Floricultura: hortências, buganvílias, eras, amores perfeitos, cravos, cravinas, tulipas, entre outras
Ervas aromáticas: cidreira, hortelã, alfazema, orégãos, salsa, coentros, manjericão, poejo, alecrim da ribeira, alecrim limão, entre outros.
Nas hortas verticais a aposta no verão são diversidade de catos. e no inverno flores de dia curto. O catos serão mais protegidos e resguardados.
Como é feita a gestão da rega?
Temos provisoriamente um depósito de água que recolhe alguma água da chuva, mas estamos a angariar fundos para um depósito de maior dimensão e canalização da água dos telhados para esse depósito. Quando a água termina a rega é feita manualmente com regador ou mangueira, mas sempre no período da manhã para diminuir a evaporação. a estufa já está a ser preparada pelos alunos para introdução, no próximo ano letivo, de rega gota a gota.
Talvez o ponto fraco da horta, mas a ser brevemente resolvido.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
É talvez a parte mais ligada à pesquisa na internet. Sempre que surge um problema ligado a alguma doença ou praga tentamos resolver com conhecimentos adquiridos na internet ou mais benéficos até agora por indicação de avós. Ou seja recorremos à sapiência tradicional. Par os pulgões roseiras; para as abelhas potinhos de vinagre. entre outros. Quando não obtemos resposta retiramos a planta doente o mais rapidamente possível e atiramos ao lixo, não no compostor.
Se sim, que espécies?
Um lago artificial contendo girinos e agora rãs pequenas, 2 peixes oferecidos pelos pais dos alunos do 7º F e que neste momento estão já crescidos e presentearam-nos com filhotes. Abelhas e vespas, e uma biodiversidade de pequenos animais do solo que permitem removê-lo e oxigena-lo (formigas, bichos da conta, entre outros), répteis (lagartixas), grilos, entre outros.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda de raminhos de aromáticas. Elaboração de cabazes para sortear no arraial da escola. Construção de material de suporte à horta: "Rafael" o nosso espanta pardal; puf com pneus e tecido usado; cabide com paletes;
Vai sair na edição on-line do jornal da escola uma edição especial ECO.
Prevista para o final do ano uma exposição de fotomontagens sobre a horta.
Está agendada para o dia mundial da alimentação uma sopa da horta.