Centro Educativo Alice Nabeiro

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Primeiros trabalhos de preparação da terra. Cada criança participou em todas as fases.Primeiros trabalhos de preparação da terra. Cada criança participou em todas as fases.
  • Estudo no nosso laboratório sobre o clima e a horticultura. Elaboração de paíneis para colocar na horta.Estudo no nosso laboratório sobre o clima e a horticultura. Elaboração de paíneis para colocar na horta.
  • Colocação da tampa do poço. Agora a horta já é segura!Colocação da tampa do poço. Agora a horta já é segura!
  • Tampa para poço, muito importante para a segurança das crianças. Foi feita pelo pai de um dos nossos alunos e pintada segundo o modelo do interior da terra, pelo alunos.Tampa para poço, muito importante para a segurança das crianças. Foi feita pelo pai de um dos nossos alunos e pintada segundo o modelo do interior da terra, pelo alunos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

Área aproximada da horta

10 metros de comprimento por 6 de largura

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa horta é uma parceria em conjunto com o Sporting Clube Campomaiorense, nosso parceiro ECO-ESCOLAS. Era um desejo antigo que iniciámos a concretização em 2013. Já desenvolvíamos trabalho a este nível nos canteiros pequenos do CEAN desde 2010, no entanto os nossos alunos estavam tão motivados que decidimos abraçar o desafio de pegar num espaço de pomar no estádio Capitão César Correia e transformar o mesmo num espaço de horta pedagógica. O nosso objetivo é ajudar as crianças a desenvolverem o seu gosto e conhecimento sobre as hortas e técnicas de produção biológica, bem como a diferença de qualidade deste tipo de produção. Transformar a realidade com os interesses e desejos das crianças é a grande alavanca deste projeto.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

1- Um espaço fechado que renasceu para uma horta biológica que é também uma aula da horta, onde diferentes gerações trabalham em conjunto;
2- Uma Horta num estádio de futebol, que pode ser visitada por todos onde as crianças são o meio de promoção de técnicas de cultura biológica;
3. Envolvimento de parcerias com S.C.C e loja social local para a oferta de produtos da horta;
4. Worshop com chefe de cozinha do Hotel Stª Beatriz em campo Maior com produtos da Horta;
5. Melhoria do nosso desempenho ao longo dos anos;
6. Criação de conteúdos sobre hortas para colocar placas informativas e pedagógicas para visitantes;
7. Utilização de madeiras velhas para criar espaço da "aula da horta", onde temos workshops com agricultores e familiares e alunos sobre Hortas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, artes e língua Portuguesa
  • N.º de alunos envolvidos: 18
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

No nosso projeto temos a família envolvida desde o início. Muitas das técnicas aplicadas foram transmitidas pelo avô do Duarte Soutino e pelo pai do Simão contenda, ambos com experiência de horticultura. Depois envolvemos o pai da Leonor Parente que tinha experiência em agricultura biológica, uma vez que é professor de Biologia na Escola Secundária de Campo Maior e ao juntar-se a nós foi um bom aliado ao ajudar-me enquanto coordenador a alterar algumas práticas erradas e antigas. No entanto aproveitámos a experiência de todos e melhoramos o nosso projeto. Todos os pais compraram equipamento específico para os filhos. Todos os nossos alunos possuem luvas, galocha e regador. Temos ainda neste momento o João Cambiais que é nosso colaborador a terminar o sistema de rega por gota-a-gota. A tampa do poço era um grande problema, que foi resolvido pelo pai do João Maria que nos fez a tampa em ferro com a estrutura do interior da terra que os nossos alunos tinham pensado.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Uma grande alegria e motivação é o que sentimos neste projeto, ao ver os nossos alunos desejando que chegue a hora do clube. Foi um desejo deles e um projeto empreendedor, onde participam alunos, professores, auxiliares e familiares, o que torna tudo mais vivido, pois ao sairmos do espaço as experiências lá vividas continuam nas horas seguintes, no CEAN, em casa e nas conversas entre eles. Na comunidade encontramos muitos impactos. o primeiro é o reconhecimento do SCC com este projeto, uma vez que requalificámos um espaço devoluto e demos-lhe sentido. A loja social é outro dos parceiros onde se evidencia o impacto directo da oferta dos produtos da horta. São os próprios alunos que vão, depois de todo o processo de produção, entregar os produtos na loja social e percebem o ciclo de ajuda que conseguem fazer nas famílias mais desfavorecidas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um esquema de tarefas que é preparado por semana, onde cada aluno pode variar entre as seguintes funções:

1. Rega,
2. Monda de ervas daninhas;
3. manutenção de regos e plantas;
4. Recolha de folhas de pomar para composto;
5. Plantações e sementeiras
6. Manutenção da rima de composto

Como é feita a preparação do solo?

O solo estava por cultivar numa grande parte do espaço pelo que estava bastante compacto. Foi necessário utilizar uma enxada mecânica para revolver o solo, com ajuda o Avô do Rafael. Foi em simultâneo anexada terra vegetal cedida pelo Município de Campo Maior o que ajudou a abrir melhor o solo. A qualidade do solo da horta é boa, mas pensamos que ficou melhorado com a ajuda do município. Foram depois os alunos que fizeram o resto, desde abrir regos a fazer as sementeiras e plantações.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Construímos uma celula de composto com paletes de madeira e rede de sombra no interior. Todos os materiais vegetais e folhas são colocados na rima e foi anexada terra para ajudar a passagem de vermes para a mesma. a base é feita com um palete de madeira normal o que permite o contato da rima com a chão de terra.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Está desenvolvido no croqui da horta em anexo.

Como é feita a gestão da rega?

Neste momento ainda é feita com ajuda de mangueira e regador, mas estamos a ultimar o processo de instalação de gota-a-gota. A rega é uma da rotinas diárias dos nossos alunos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Tentámos escolher corretamente as co-associações de culturas e plantámos alecrim e alfazema para controlar algumas pragas. Temos também muitas ervas aromáticas no espaço para ajudar. O facto de termos muitas árvores de fruto, ajuda de certa forma no sombreamento de algumas culturas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

2 Sapos comuns e 1 sapo corredor que foram introduzidos pelo avô de um dos nossos alunos (Rafael)

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

1. Idientificação de todas as plantas, culturas e árvores do pomar com pedras de xisto pintadas à mão pelos alunos;
2. Oferta de produtos para a loja social de campo Maior;
3. Loja no CEAN de venda de produtos horticulas e fruta da horta para ajudar os finalistas do CEAN a realizarem uma viagem a Londres

 

Publicado por: Centro Educativo Alice Nabeiro

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Professor coordenador da horta: Carlos Manuel Gaspar Pepê