Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do ano letivo.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Por um lado, pretendemos fazer com que os alunos, duma forma global, sintam o produto que a terra dá ao homem, quando devidamente trabalhada. Por outro lado , levar os alunos à construção do saber, através do fazer. Este projeto, certamente, fará com que os alunos venham a conhecer várias espécies vegetais comestíveis ,que até então, não conheciam , bem como compreender , assistindo e vivendo , o desenvolvimento das plantas e das necessidades que estas têm no seu crescimento e desenvolvimento.
Como são envolvidas as famílias?
Cada professor titular de turma , ao dar conhecimento ,em reunião de encarregados de educação , dos projetos que se pretendiam desenvolver ao longo do ano , entre eles, o da Horta Biológica, perguntou se alguém estaria interessado em colaborar connosco na sua construção e manutenção. Assim, de cada turma saíram voluntários , que depois de feita uma calendarização, estão connosco desde o início da horta, participando nesta bem como na manutenção dos espaços exteriores da escola . Falam com as crianças sobre a terra, as plantas e a relação entre uma e outras. Falam de podas, de enxertos, de transplantes, ...
Passam os seus conhecimentos com muita tranquilidade, envolvendo as crianças com muita sabedoria e naturalidade.
Todas as semanas ,temos connosco bisavós, avós, pais, mães, tios, colegas do 10º ano do Agrupamento, passando os seus ensinamentos e técnicas aos mais pequenos ...
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta criou um enorme envolvimento entre todas as forças que se cruzam diariamente numa escola: alunos, professores, assistentes operacionais , família...
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada semana , os voluntários/ parceiros e os alunos de uma designada turma estão calendarizados para se ocuparem , naquele período de tempo, da manutenção da horta , bem como dos espaços exteriores da escola. É um trabalho que está distribuído duma forma rotativa e equitativa , por todas as turmas envolvidas.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é misturado com o composto que retirámos dos compostores.