Se sim, como e com que materiais?
Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borra de café, excremento de burro, cascas de diversos frutos e legumes.Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola mas na verdade este ano não foi dada muita atenção à compostagem e a pilha ainda não está funcional. É um ponto a melhorar para o ano.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: Batata, alface, alho, acelga, couve galega, couve roxa, couve kyle, morangos, favas, alho francês, funcho....
Aromáticas como alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Cravos túnicos junto ao muro para atrair o nematodo do tomateiro. Plantou-se alface com a fava e com a couve; a batata junto ao alho e ao alho francês.
Como é feita a gestão da rega?
Foi colocada uma bacia de pedra no centro da horta que está sempre com água renovada de cada vez que se rega a horta. Para além de dar de beber a insetos benéficos como as abelhas serve de reserva de água e permite pequenas regas com o regador quando não se justifica ligar a mangueira.
Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequentemente.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Foram instaladas armadilhas de cerveja para as lesmas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Presença pontual de uma turma numa palestra dinamizada por um dos elementos do Casal Hortelão.
Realizaram-se dois mercadinho para venda dos produtos à comunidade escolar, no dia Eco-Escolas (com ajuda do casal Hortelão e seus produtos e com produtos do pai de um dos alunos) e no WDA (com apenas produtos da nossa horta).
Foi confecionado um prato de favas da horta. Eram muito boas e...tenrinhas!
No próximo ano far-se-á um concurso entre as turmas do 9º ano, aquando da lecionação da Agricultura Biológica, na disciplina de Geografia.