Escola Básica do Alto dos Moinhos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde de 2010/2011 (interompidos os trabalhos em 2013-2014) Ver fotos anexas dos anos anteiores

Área aproximada da horta

100 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover nos alunos o gosto pelas tarefas hortícolas e fazer com que a horta, sendo um meio privilegiado de ligação à natureza, funcione, na escola como um laboratório vivo.
Procura-se assim que os alunos para que percebam como nascem determinados produtos que se encontram nos supermercados, vejam como crescem os legumes e estudem como se alimentam as plantas. A horta pode servir, também, como uma ferramenta de trabalho multidisciplinar.
A Horta na Escola pode criar uma relação dos alunos com o mundo natural, que semeará os agricultores urbanos de amanhã. Procura-se ainda que tenham conhecimento mais profundo com os métodos da agricultura biológica, que é benéfica para a saúde humana e importante para a proteção ambiental.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A própria integração dos alunos no cultivo e recolha das diversas culturas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia
  • N.º de alunos envolvidos: 2
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Nos produtos para venda no Dia Eco-Escola e na ajuda com produtos para o mercadinho quando os da horta não são suficientes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos interessam-se quando sabem da existência da horta. Uma aluna do 7º ano - Delegada Ambiental - convidou a sua diretora de turma, professora de Matemática e os seus colegas, a realizar uma aula na horta para dar a conhecer a agricultura biológica e para que a turma tivesse conhecimento desta atividade Eco-Escola. Cada aluno preparou perguntas sobre o tema. A Filipa (Casal Hortelão) respondeu e convidou a turma a apanhar os produtos para a venda no mercadinho que se ia realizar nesse dia (WDA). Os alunos ficaram muito entusiasmados e os professores que compravam também. Querem repetir esta experiência e inscreverem-se, no próximo ano, nas atividades que se realizam. Esta atividade ajudou a divulgação do programa Eco-Escola.
A comunidade compra sempre os produtos da horta vendidos nos mercadinhos realizados
Pode ver-se aqui um pequeno filme sobre a evolução da horta desde Setembro até Junho.
https://youtu.be/tKdaf6gBskc

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Geralmente combina-se a cada semana o que fazer na semana seguinte. A Filipa (Casal Hortelão) traz plantas e/ou sementes. Outras vezes decide-se no dia e faz-se a limpeza e manutenção.
Depois de remexida a terra e nela cultivadas as diversas culturas, há que permanentemente proceder à remoção de ervas nefastas ao crescimento dos produtos hortícolas, sendo que nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência. A rega está a cargo dos alunos/professor com ajuda da Filipa (Casal Hortelão) que passa pela escola uma vez por semana, mas nem sempre é suficiente.
Os alunos envolvidos no projeto participam ativamente em todas as tarefas

Como é feita a preparação do solo?

A primeira preparação foi feita com uma moto-enxada e a partir daí é feita a preparação manual com enxada, escarificador e ancinho.
Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borra de café, excremento de burro, cascas de diversos frutos e legumes.Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola mas na verdade este ano não foi dada muita atenção à compostagem e a pilha ainda não está funcional. É um ponto a melhorar para o ano.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: Batata, alface, alho, acelga, couve galega, couve roxa, couve kyle, morangos, favas, alho francês, funcho....
Aromáticas como alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Cravos túnicos junto ao muro para atrair o nematodo do tomateiro. Plantou-se alface com a fava e com a couve; a batata junto ao alho e ao alho francês.

Como é feita a gestão da rega?

Foi colocada uma bacia de pedra no centro da horta que está sempre com água renovada de cada vez que se rega a horta. Para além de dar de beber a insetos benéficos como as abelhas serve de reserva de água e permite pequenas regas com o regador quando não se justifica ligar a mangueira.
Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequentemente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Foram instaladas armadilhas de cerveja para as lesmas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Presença pontual de uma turma numa palestra dinamizada por um dos elementos do Casal Hortelão.
Realizaram-se dois mercadinho para venda dos produtos à comunidade escolar, no dia Eco-Escolas (com ajuda do casal Hortelão e seus produtos e com produtos do pai de um dos alunos) e no WDA (com apenas produtos da nossa horta).
Foi confecionado um prato de favas da horta. Eram muito boas e...tenrinhas!
No próximo ano far-se-á um concurso entre as turmas do 9º ano, aquando da lecionação da Agricultura Biológica, na disciplina de Geografia.

 

Publicado por: Escola Básica do Alto dos Moinhos

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Professor coordenador da horta: Maria da Conceição Marques