Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Sensibilizar para este género de agricultura.
- Manusear ferramentas de jardinagem;
- Identificar, comparar e classificar plantas;
- Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
-Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
-Realizar experiências e observar formas de reprodução e crescimento das plantas (germinação e reprodução por estaca).
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Participação dos alunos com plantas trazidas de casa.
- Identificar diferentes tipos de plantas e legumes; identificar diferentes utensílios necessários à jardinagem/horta; verificar o ciclo de crescimento das plantas e legumes; vereficar a diferença entre legumes e plantas aromáticas.
- Reutilização de garrafões, garrafas e caixas de esferovite.
Como são envolvidas as famílias?
- Envolvimento na cedência de terra; cedência de plantas; participação na Feira Franca; colaboração na confeção da sopa biológica.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Exposição de cartazes sobre a utilidade e uso das plantas aromáticas. (semana da leitura)
- Participação na Feira Franca com as plantas aromáticas.
- Participação na confeção da sopa biológica na Feira das Sopas.
- Confeção de bolos com legumes.
- Preparação da terra e plantação dos vários tipos de plantas nas garrafas ou garrafões.
- Decoração das garrafas e garrafões.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)
Como é feita a preparação do solo?
- Vários tipos de solos, húmos, material produzido em compostagens de alguns alunos.