Escola EB/S de Rebordosa

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • As nossas pencas foram plantadas em outubro mas não desenvolveram!As nossas pencas foram plantadas em outubro mas não desenvolveram!
  • Ajudamos as nossas ervilhas amparando-as na rede própria para o efeito que um EE nos cedeu.Ajudamos as nossas ervilhas amparando-as na rede própria para o efeito que um EE nos cedeu.
  • Semeamos ervilhas...Semeamos ervilhas...
  • semeamos favas...semeamos favas...
  • Cá está o compostor cheio!Cá está o compostor cheio!
  • A primeira etapa foi a da limpeza da horta . Arrancamos as ervas e cobrimos com folhas secas. Repetimos o procedimento até ficar cheio.A primeira etapa foi a da limpeza da horta . Arrancamos as ervas e cobrimos com folhas secas. Repetimos o procedimento até ficar cheio.
  • No Natal não tivemos pencas, mas agora já colhemos espigos para fazer arrroz com chouriça caseira e ovos escalfados! Viva!No Natal não tivemos pencas, mas agora já colhemos espigos para fazer arrroz com chouriça caseira e ovos escalfados! Viva!
  • E que tal uma sopinha cremosa de espigos de couve? É de comer e chorar por mais!E que tal uma sopinha cremosa de espigos de couve? É de comer e chorar por mais!
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 4 anos.

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ocupação de tempos livres, disciplinas para alunos de currículo específico individual (Mongolóide, autistas,etc).
Integração de alunos normais com alunos com deficiência.
Fomentar o gosto pela agricultura.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Parceria com a CMP,JFR, EE, verba obtida com a venda dos produtos reverte para a aquisição de sementes, materiais e para a horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CN,FC
  • N.º de alunos envolvidos: 15
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Convite na 1ª reunião de apresentação do DT, diretamente apesar de haver muitos desempregados não aderem . Contudo quando solicitado oferecem plantas ou sementes,flores.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Diretamente estão envolvidos poucos alunos , mas muitos colaboram na compostagem, colocando no compostor, os restos de fruta, folhas secas, ramos,etc.
Os alunos passaram a deixar de chamar salada a tudo que era vegetal e já distinguem, alface, tomate, cenoura, pimento, feijão verde.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A docente que apoia os alunos NEE, planta e semeia. Os alunos do Clube regam e mantêm a limpeza, retiram ervas daninhas, eliminam as partes secas, e procuram pragas.

Como é feita a preparação do solo?

Usamos sachos, enxadas e ancinhos, adubamos com o composto do ano anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Borras de café , cascas de ovos, folhas e ramos secos, ervas folhas bichadas, lesmas e caracois,. temos o cuidado de alternar verdes e castanhos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, pencas, batatas. Cantinho das aromáticas: hortelã, oregãos, aipo, tomilho,

Como é feita a gestão da rega?

Cortamos vários garrafões e usamos bidões oferecidos pelos parceiros sociais para recolher água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controle é feito com soluções de sal, vinagre e água nas proporções adequadas, também já experimentamos cinza e farelo (estes não resultaram no piolho preto da fava)

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda na sala de professores
Ajuda na confeção da sopa do bar

 

Publicado por: Escola EB/S de Rebordosa

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Professor coordenador da horta: Laurinda Moreira da Silva