Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Ocupação de tempos livres, disciplinas para alunos de currículo específico individual (Mongolóide, autistas,etc).
Integração de alunos normais com alunos com deficiência.
Fomentar o gosto pela agricultura.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Parceria com a CMP,JFR, EE, verba obtida com a venda dos produtos reverte para a aquisição de sementes, materiais e para a horta.
Como são envolvidas as famílias?
Convite na 1ª reunião de apresentação do DT, diretamente apesar de haver muitos desempregados não aderem . Contudo quando solicitado oferecem plantas ou sementes,flores.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Diretamente estão envolvidos poucos alunos , mas muitos colaboram na compostagem, colocando no compostor, os restos de fruta, folhas secas, ramos,etc.
Os alunos passaram a deixar de chamar salada a tudo que era vegetal e já distinguem, alface, tomate, cenoura, pimento, feijão verde.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A docente que apoia os alunos NEE, planta e semeia. Os alunos do Clube regam e mantêm a limpeza, retiram ervas daninhas, eliminam as partes secas, e procuram pragas.
Como é feita a preparação do solo?
Usamos sachos, enxadas e ancinhos, adubamos com o composto do ano anterior.