Escola Básica Dr. Vasco Moniz

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • 1 - A retirar as ervas daninhas para a compostagem.1 - A retirar as ervas daninhas para a compostagem.
  • 2 - A preparar o solo para as novas culturas.2 - A preparar o solo para as novas culturas.
  • 3 - Couves e broculos.3 - Couves e broculos.
  • 4 - As plantas estão a ficar crescidas.4 - As plantas estão a ficar crescidas.
  • 5 - Couves e broculos já se podem apanhar.5 - Couves e broculos já se podem apanhar.
  • 6 -  Já temos encomendas.Vamos apanhar as couves.6 - Já temos encomendas.Vamos apanhar as couves.
  • 7 - Alfaces e morangos.7 - Alfaces e morangos.
  • 8 - Ervilheiras em flor e repolho pronto a colher.8 - Ervilheiras em flor e repolho pronto a colher.
  • 9 - Nabos e alfaces da nossa horta.9 - Nabos e alfaces da nossa horta.
  • 10 - Nova plantação de alfaces e ervas aromáticas.10 - Nova plantação de alfaces e ervas aromáticas.
  • 1a - Preparação do solo.1a - Preparação do solo.
  • 2a - O solo argiloso é dificil de tratar.2a - O solo argiloso é dificil de tratar.
  • 3a - Azafama na horta.3a - Azafama na horta.
  • 4a - Entusiasmo na limpeza so solo.4a - Entusiasmo na limpeza so solo.
  • 5a - A partir os torrões.5a - A partir os torrões.
  • 6a - Na escolha das culturas.6a - Na escolha das culturas.
  • 7a - E o entusiasmo continua...7a - E o entusiasmo continua...
  • 8a - Já estamos cansados!8a - Já estamos cansados!
  • 9a - Favas em flor.9a - Favas em flor.
  • 10a - Os nossos poejos.10a - Os nossos poejos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

70 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O interesse dos alunos manifestado nos anos anteriores, pelas atividades realizadas na horta da escola e o reconhecimento da importância destas atividades por parte da comunidade educativa. As atividades realizadas têm como objetivo dar a conhecer aos alunos e a toda a comunidade educativa a importância da natureza, a necessidade de preservar o solo fazendo agricultura biológica e conhecer a evolução de vários produtos hortícolas desde que são semeados até à sua utilização na alimentação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos, azinheiras e sobreiros, para que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore. Sementeira e plantação de manjericos. Grande variedade de ervas aromáticas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Matemática e Português
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Colaboram com algumas sementes e incentivam os alunos na aquisição dos produtos recolhidos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta fica no recinto da escola e é muito difícil os alunos respeitarem o espaço. Mas têm-se verificado uma evolução positiva. Os alunos do infantário foram plantar alfaces e depois de crescidas foram apanha-las e levaram-nas para o refeitório da escola para comerem ao almoço. Estes alunos foram também recolher ervilhas e favas e quando questionados se conheciam, responderam que era feijão-verde, depois de abrir as ervilhas alguns alunos disseram: ”bolinhas”? São ervilhas. Os alunos quando estiveram na horta viram minhocas e quando me encontravam no pátio perguntavam onde estavam? Mostrando grande preocupação por estes seres vivos. Quando voltaram à horta para plantar os manjericos, os alunos voltaram a falar das favas, das ervilhas e identificaram o feijão-verde. Vários alunos levam produtos da horta para casa, dizem que têm um sabor diferente dos que compram no supermercado e até trazem fotografias da sopa feita com os produtos da horta e questionam quando é que podem levar mais. Muitos dos alunos e alguns adultos, não têm a noção do desenvolvimento das plantas e têm alguma dificuldade em identifica-las.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pela professora e pelos alunos com a colaboração de uma funcionária da escola. A professora e os alunos fazem as sementeiras e as plantações dos produtos e a funcionária colabora na rega e na apanha dos alimentos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é fresado, são retiradas as ervas daninhas e é-lhe adicionado algum adubo orgânico.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas, com os desperdícios dos produtos da horta, com as folhas das árvores da escola e algum material orgânico vegetal do refeitório.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, feijão, batatas, alhos, cebolas, couves, brócolos, couve-flor, nabos, espinafres, abobora, girassol, morangos, alfaces e ervas aromáticas (coentros, salsa, hortelã, poejo, aipo, segurelha, tomilho, lúcia lima, chá príncipe, erva cidreira, orégãos, louro)

Como é feita a gestão da rega?

Instalamos rega gota a gota é feita à tarde sempre que é necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não têm sido detetadas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos da horta a toda a comunidade educativa. Alguns alunos encomendavam com alguma antecedência os produtos que viam na horta. Dos produtos que compravam, os alunos faziam a sua apreciação sempre positiva e tive alunos que me disseram que só gostavam da sopa feita com os produtos da horta porque têm outro sabor. Foi também feita a plantação de manjericos com os alunos do clube e com uma turma do infantário. Estes alunos levaram as plantas para casa para tratarem delas. Foram feitos “relvinhas “ que foram adquiridos por toda a comunidade educativa. Os alunos posteriormente mostraram as fotografias quer dos manjericos quer dos “relvinhas “ já depois de crescidos. Uma turma do primeiro ciclo transplantou morangos para vasos para oferecer no dia da mãe. Foram também lecionadas aulas de português com base na obra que os alunos estavam a ler tendo estes semeado, em vasos, várias sementes e acompanhado o seu crescimento.

 

Publicado por: Escola Básica Dr. Vasco Moniz

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Marques