Há quanto tempo existe uma horta na escola?
desde o dia Eco escola de 2014 (4 de Abril);
Área aproximada da horta
vários canteiros em expansão cada: com 10 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Âmbito integrado Eco-escolas projeto educativo do AEÁgueda ( www.agrup-escolas-agueda.pt)
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Integração Curricular entre níveis de ensino, interdisciplinaridade e articulação com a Ed. Especial;
-Enriquecimento Curricular ( eco clube e clube da estufa );
- articulação com a valência do Cubo da água da chuva e compostagem;
-equipas de zeladores, " eco vigilantes" dos 1.º e 2.º CEB;
- equipa educativa responsável transversal Eco- Escolas (ecoFCaldeira)
- integração arquitetónica em campus de livre acesso com acesso a percurso de manutenção:
Como são envolvidas as famílias?
Enquadramento em Conselho Eco-escolas, Conselhos de turma e via Blogue " sou eco cidadão" (http:ecofcaldeira.blogspot.com)
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Metas eco escolas: formar, gradual e progressivamente, cidadãos responsáveis no âmbito da sustentabilidade e dos 5R;
complementaridade pedagógica com a "feirinha verde" no final do ano, integrada na semana cultural e dia eco-escolas...;
complementaridade com a estufa geodésica ( operações de germinação, transvase,..)
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
os alunos do Eco Clube, da educação especial, e eco vigilantes ( 1.º e 2.º CEB) têm turnos orientados por professores em tempos de enriquecimento curricular ( Clubes);
Como é feita a preparação do solo?
À mão com ferramentas da Escola; terra apropriada gentilmente cedida pela CMÁgueda ( agenda 21) assim como a delimitação/resguardos em Bambu, igualmente construídos e aplicados, pela CMÁgueda, proprietária do campus e do edifício.