Centro Escolar de Alcoentre

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista geral da horta após as sementeiras.Vista geral da horta após as sementeiras.
  • Continuação das sementeiras
As diferentes turmas foram ao longo da semana preenchendo os seus talhõesContinuação das sementeiras As diferentes turmas foram ao longo da semana preenchendo os seus talhões
  • Preparação do terreno
Com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcoentre, disposemos de um funcionário que preparou o terreno destinado à horta.
A horta foi dividida em talhões para cada uma das turmas.Preparação do terreno Com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcoentre, disposemos de um funcionário que preparou o terreno destinado à horta. A horta foi dividida em talhões para cada uma das turmas.
  • Sementeira 1
Deu-se início às sementeiras com a turma do 1º ano, que semeou batatas, feijão, favas e ervilhas.Sementeira 1 Deu-se início às sementeiras com a turma do 1º ano, que semeou batatas, feijão, favas e ervilhas.
  • Rega dos talhões
Após cada sementeira, os alunos foram regando os seus talhões.Rega dos talhões Após cada sementeira, os alunos foram regando os seus talhões.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

Área aproximada da horta

25m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Fomentar o gosto pela produção de produtos biológicos;
- Aumentar a biodiversidade no espaço exterior da escola;
- Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos biológicos

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Não utilização de qualquer produto (fertilizante ou desinfestante) químico;

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 113
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

- São as famílias que nos fornecem as sementes e plantas;
- As famílias consomem nas suas refeições, os produtos que vão surgindo na horta

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Os alunos revelam grande entusiasmo em manter a horta regada e vivem os dias de colheita com grande alegria e satisfação, levando para casa os produtos que ajudaram a produzir;
- Quando os produtos são em grande quantidade, realizamos uma pequena venda de produtos, junto à entrada da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A horta está dividida em talhões e cada turma é responsável por um talhão.
- As sementeiras são realizadas por cada turma com a orientação do professor;
- Os alunos de cada turma regam frequentemente a sua horta, escalonadamente.
- As auxiliares, ajudam na tarefa de rega, nos períodos de interrupção letiva

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita em colaboração com a Junta de freguesia, que nos disponibilizou um funcionário.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Batata, feijão, alface, favas, ervilhas, nabiça, courgete, coentros, salsa, cebola, couve...

Como é feita a gestão da rega?

- Os alunos de cada turma regam frequentemente a sua horta, escalonadamente.
- As auxiliares, ajudam na tarefa de rega, nos períodos de interrupção letiva

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não fazemos esse controle.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- pequeno mercado junto ao portão da escola
- confeção de saladas
- festival da sopa

 

Publicado por: Centro Escolar de Alcoentre

avatar

Professor coordenador da horta: Alice Maria de Castro Dionísio Narciso