EB 2,3 de Real

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A nossa horta com estufaA nossa horta com estufa
  • Aula de hortofloricultura 2Aula de hortofloricultura 2
  • Aula de hortofloriculturaAula de hortofloricultura
  • Alface na estufaAlface na estufa
  • Ervilheiras na estufaErvilheiras na estufa
  • As culturas da estufaAs culturas da estufa
  • A nossa estufa em outubroA nossa estufa em outubro
  • Vamos regar!Vamos regar!
  • As nossas alfaias na estufaAs nossas alfaias na estufa
  • A nossa hortaA nossa horta
  • Plantar couves na hortaPlantar couves na horta
  • Já temos compostor!Já temos compostor!
  • O compostor quase prontoO compostor quase pronto
  • Compostor em construçãoCompostor em construção
  • Reunião do material para a construção do compostorReunião do material para a construção do compostor
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A estufa já existe há cerca de 10 anos e esta horta existe desde outubro de 2014.

Área aproximada da horta

174 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta surgiu como forma de os alunos do curso vocacional de hortofloricultura poderem implementar os seus conhecimentos.

Os alunos de Educação Especial dinamizam atividades na estufa, num clube criado para o efeito.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Como a estufa já existia na escola, surgiu a ideia de a incluir numa horta maior e fazer culturas de interior e de exterior.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos levam para casa alguns dos produtos colhidos e trazem plantas e sementes das suas hortas familiares.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta e todos os cuidados adjacentes contribuíram para uma melhoria significativa do aspeto do recinto escolar; a agricultura biológica é também um garante de sustento futuro para os alunos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O curso Vocacional trabalha na Horta à quinta feira de menhã e os alunos de educação especial, à segunda feira.

Como é feita a preparação do solo?

É realizada uma monda manual onde é retirada a maior parte das ervas daninhas e posteriormente com o auxilio de sacholas, o solo é envolvido juntamente com matéria resultante da compostagem realizada no ano letivo anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada no compostor construído em no início de novembro e a matéria orgânica colocada é resultante dos desperdícios da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

São cultivados na horta, couve, alface, ervilhas, feijão, pepino, pimento e outras cabaças; ervas aromáticas como salsa, coentros, hortelã e alfazema.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual de acordo com as condições climáticas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Atualmente não se têm verificado pragas significativas pelo que não houve necessidade de tomar medidas para o efeito.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foi produzida compota de maçã (de uma maceeira da horta) com os alunos de educação especial, em articulação com a unidade de multideficiência do Agrupamento; São disponibilizados os produtos da horta à comunidade educativa todas as quintas-feiras de manhã, pelos alunos do curso vocação +.

 

Publicado por: EB 2,3 de Real

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Cristina Ferreira Barros Simões