Escola EB 2,3 de Amarante

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Jardim de plantas aromáticas.Jardim de plantas aromáticas.
  • Limpeza dos espaços e compostagem (folhas de árvores, restos de poda, pequenos ramos e outros resíduos).Limpeza dos espaços e compostagem (folhas de árvores, restos de poda, pequenos ramos e outros resíduos).
  • Poda da vinha.Poda da vinha.
  • Espaço dos frutos silvestres.Espaço dos frutos silvestres.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 1998/99.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 200 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

GERAIS:
. Educar para valores e para o exercício pleno da cidadania;
. Compreender que a solução dos problemas do meio ambiente passa pela colaboração entre as pessoas e pela cooperação;
. Alterar as atitudes dos alunos perante o mundo, contribuindo para a formação da sua personalidade;
. Reflectir sobre os direitos ambientais das gerações futuras.

ESPECÍFICOS:
. Incentivar o interesse e o respeito pelo ambiente;
. Sensibilizar a comunidade para a importância da conservação e defesa do património ambiental;
. Alertar para a necessidade de viver num ambiente sadio;
. Intervir, directa ou indirectamente, na defesa do ambiente;
. Fomentar a aquisição de competências necessárias para que o aluno possa contribuir para a resolução de problemas ambientais;
. Reconhecer a Agricultura Biológica como uma prática ecológica;
. Promover acções de aproveitamento da estufa existente e espaços envolventes;
. Contribuir para o embelezamento do espaço escolar;
. Identificar diferentes espécies agrícolas;
. Identificar diferentes espécies de plantas aromáticas e medicinais;
. Cultivar o espaço «hortinha biológica»
. Recolher/tratar compostos orgânicos;
. Usar os fertilizantes resultantes da compostagem;
. Promover a interdisciplinaridade;
. Promover a criatividade e imaginação;
.Desenvolver o trabalho de grupo e a cooperação;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Motivação / inclusão de alunos com problemas de comportamento;
- Criar, recriar e valorizar espaços diferentes no recinto escolar:
. Horta; estufa para culturas de inverno; pomar; vinha; jardim de plantas aromáticas e frutos silvestres; canteiros de flores e cantinho da compostagem.
- Contribuir para a segurança alimentar;
- Ensino experimental das ciências.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: Duas prof.
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Educação tecnológica.
  • N.º de alunos envolvidos: 60
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: um
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: dois

Como são envolvidas as famílias?

Nos trabalhos práticos participam dois familiares, embora os outros pais e encarregados de educação sejam envolvidos aquando da realização de atividades abertas à comunidade ( feiras de produtos, feiras medievais, exposições, acampamentos...).

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sensibilização à produção e compra de produtos naturais e biológicos.
Proteção do meio envolvente e do Planeta Terra.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Para além dos trabalhos específicos a desenvolver na Horta – arranjos, limpezas, fertilização, plantações, sementeiras e regas desenvolvem-se esforços no sentido de tornar este espaço mais funcional, atractivo e educativo;
• Existe uma área de floricultura onde os alunos aprenderam e aplicaram os conhecimentos no que diz respeito à propagação de plantas através de:
Propagação por estacas (caules e raízes);
Propagação por bolbos;
Propagação por sementes.
• No bardo da vinha os alunos aprenderam a fazer a poda, nova enxertia e sulfatação;
• No pomar, procedeu-se igualmente à poda das árvores de fruto, fertilização com cinza e composto orgânico das árvores e desinfecção com caldas biológicas;
• Plantaram-se morangos, kiwis, xuxus e peras-meloas;
• Semearam-se couves, cebolo, salsa, favas, alfaces, ervilhas e acelgas.
• Continuámos a tratar e a aumentar o nosso jardim de plantas aromáticas e medicinais e frutos silvestres;
• Participamos no Natal Biológico com a construção de uma árvore temática com o reaproveitamento de materiais e numa feira medieval integrada na semana interescolas "Amarante Saúde Natura' 15" dinamizada pela Câmara Municipal de Amarante e nas atividades propostas pelo PROSEPE (S. Martinho, Dia da Floresta Autóctone, Olimpíadas da Floresta e 2º Encontro Regional do PROSEPE em Braga).
Abrimos o nosso espaço a visitantes: para além das visitas de alguns alunos da escola, contamos com a visita de alguns encarregados de educação e alguns professores.
Os alunos revelaram muito interesse, participando activamente em todos os trabalhos, apesar de se terem registado algumas dificuldades de ordem climática, (muito frio e geada durante o Inverno e muita chuva na Primavera, pouco favoráveis às nossas sementeiras/plantações).
Assim, as tarefas são realizadas pelos alunos inscritos na horta e repartidos por grupos de trabaalho, de acordo com o horário das turmas.

Como é feita a preparação do solo?

O terreno é lavrado e enriquecido com o adubo natural resultante da compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita a partir da recolha de resíduos biodegradáveis da Cantina da Escola e do próprio espaço da Horta Pedagógica e espaços envolventes;

Quais as culturas / consociações instaladas?

Floricultura onde os alunos aprenderam e aplicaram os conhecimentos no que diz respeito à propagação de plantas através de:
Propagação por estacas (caules e raízes);
Propagação por bolbos;
Propagação por sementes.
Plantaram-se novas árvores de fruto, frutos silvestres, morangos, kiwis, xuxus e peras-meloas;
Semearam-se couves, cebolo, salsa, favas, alfaces, ervilhas e acelgas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, pelos alunos e durante as férias, por um assistente operacional.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita ocasionalmente a desinfecção com calda bordalesa e caldas biológicas;

Observação: até ao momento não temos tido grandes problemas com pragas e doenças

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participamos no Natal Biológico com a construção de presépios e de uma árvore temática com o reaproveitamento de materiais e numa feira medieval integrada na semana interescolas - "Amarante Saúde Natura' 15", dinamizada pela Câmara Municipal de Amarante e nas atividades propostas pelo PROSEPE (S. Martinho, Dia da Floresta Autóctone, Olimpíadas da Floresta e 2º Encontro Regional do PROSEPE em Braga).

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Amarante

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Professor coordenador da horta: rosália maria mascarenhas amador