Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 1998/99.
Área aproximada da horta
Aproximadamente 200 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
GERAIS:
. Educar para valores e para o exercício pleno da cidadania;
. Compreender que a solução dos problemas do meio ambiente passa pela colaboração entre as pessoas e pela cooperação;
. Alterar as atitudes dos alunos perante o mundo, contribuindo para a formação da sua personalidade;
. Reflectir sobre os direitos ambientais das gerações futuras.
ESPECÍFICOS:
. Incentivar o interesse e o respeito pelo ambiente;
. Sensibilizar a comunidade para a importância da conservação e defesa do património ambiental;
. Alertar para a necessidade de viver num ambiente sadio;
. Intervir, directa ou indirectamente, na defesa do ambiente;
. Fomentar a aquisição de competências necessárias para que o aluno possa contribuir para a resolução de problemas ambientais;
. Reconhecer a Agricultura Biológica como uma prática ecológica;
. Promover acções de aproveitamento da estufa existente e espaços envolventes;
. Contribuir para o embelezamento do espaço escolar;
. Identificar diferentes espécies agrícolas;
. Identificar diferentes espécies de plantas aromáticas e medicinais;
. Cultivar o espaço «hortinha biológica»
. Recolher/tratar compostos orgânicos;
. Usar os fertilizantes resultantes da compostagem;
. Promover a interdisciplinaridade;
. Promover a criatividade e imaginação;
.Desenvolver o trabalho de grupo e a cooperação;
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Motivação / inclusão de alunos com problemas de comportamento;
- Criar, recriar e valorizar espaços diferentes no recinto escolar:
. Horta; estufa para culturas de inverno; pomar; vinha; jardim de plantas aromáticas e frutos silvestres; canteiros de flores e cantinho da compostagem.
- Contribuir para a segurança alimentar;
- Ensino experimental das ciências.
Como são envolvidas as famílias?
Nos trabalhos práticos participam dois familiares, embora os outros pais e encarregados de educação sejam envolvidos aquando da realização de atividades abertas à comunidade ( feiras de produtos, feiras medievais, exposições, acampamentos...).
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sensibilização à produção e compra de produtos naturais e biológicos.
Proteção do meio envolvente e do Planeta Terra.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Para além dos trabalhos específicos a desenvolver na Horta – arranjos, limpezas, fertilização, plantações, sementeiras e regas desenvolvem-se esforços no sentido de tornar este espaço mais funcional, atractivo e educativo;
• Existe uma área de floricultura onde os alunos aprenderam e aplicaram os conhecimentos no que diz respeito à propagação de plantas através de:
Propagação por estacas (caules e raízes);
Propagação por bolbos;
Propagação por sementes.
• No bardo da vinha os alunos aprenderam a fazer a poda, nova enxertia e sulfatação;
• No pomar, procedeu-se igualmente à poda das árvores de fruto, fertilização com cinza e composto orgânico das árvores e desinfecção com caldas biológicas;
• Plantaram-se morangos, kiwis, xuxus e peras-meloas;
• Semearam-se couves, cebolo, salsa, favas, alfaces, ervilhas e acelgas.
• Continuámos a tratar e a aumentar o nosso jardim de plantas aromáticas e medicinais e frutos silvestres;
• Participamos no Natal Biológico com a construção de uma árvore temática com o reaproveitamento de materiais e numa feira medieval integrada na semana interescolas "Amarante Saúde Natura' 15" dinamizada pela Câmara Municipal de Amarante e nas atividades propostas pelo PROSEPE (S. Martinho, Dia da Floresta Autóctone, Olimpíadas da Floresta e 2º Encontro Regional do PROSEPE em Braga).
Abrimos o nosso espaço a visitantes: para além das visitas de alguns alunos da escola, contamos com a visita de alguns encarregados de educação e alguns professores.
Os alunos revelaram muito interesse, participando activamente em todos os trabalhos, apesar de se terem registado algumas dificuldades de ordem climática, (muito frio e geada durante o Inverno e muita chuva na Primavera, pouco favoráveis às nossas sementeiras/plantações).
Assim, as tarefas são realizadas pelos alunos inscritos na horta e repartidos por grupos de trabaalho, de acordo com o horário das turmas.
Como é feita a preparação do solo?
O terreno é lavrado e enriquecido com o adubo natural resultante da compostagem.