Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Pretende-se que a Horta escolar constitua como um importante recurso educativo que proporcione às crianças e jovens oportunidades para a compreensão da origem dos alimentos, a observação do seu desenvolvimento e dos processos de produção, bem como, o conhecimento dos alimentos hortícolas e da respetiva sazonalidade.
Pretende-se fomentar a prática da horticultura biológica; promover uma alimentação saudável com produtos biológicos; sensibilizar para o respeito e defesa pelo ambiente; valorizar o espírito de entreajuda na utilização do espaço escolar e na manutenção do mesmo; promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas do ambiente; proporcionar oportunidades para que os alunos observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção.
Pretende-se que seja utilizada no desenvolvimento da diciplina de hortofloricultura e jardinagem de duas turmas, de 8º e 9º anos, do Curso Vocacional de 3º Ciclo.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Aulas práticas de hortofloricultura e jardinagem.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias contribuem com sementes e/ou plântulas e enquanto compradores de alguns produtos da horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Benefícios alcançados com o projeto horta escolar: produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, melhoria nas escolhas alimentares dos alunos. Os alunos servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola. A horta biológica sensibiliza, na prática, as consequências que ações do homem têm no meio ambiente.
Como é feita a preparação do solo?
Foi feita com uma máquina w depois pelos alunos com enxadas, ancinhos, etc.