Escola EB1/PE do Jardim da Serra

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • ELES ADORAM BRINCAR NA HORTA!ELES ADORAM BRINCAR NA HORTA!
  • VAMOS SEMEAR TREMOÇOS!VAMOS SEMEAR TREMOÇOS!
  • OS ALUNOS SEMEIAM SEGUINDO AS REGRAS DAS CONSOCIAÇÕES.OS ALUNOS SEMEIAM SEGUINDO AS REGRAS DAS CONSOCIAÇÕES.
  • PLANTAÇÃO DE FAVAS COM UM PLANTADOR MANUAL.PLANTAÇÃO DE FAVAS COM UM PLANTADOR MANUAL.
  • SEMENTEIRAS!SEMENTEIRAS!
  • SEMENTEIRAS - CONTINUAÇÃOSEMENTEIRAS - CONTINUAÇÃO
  • APLICAÇÃO DE CALCÁRIO.APLICAÇÃO DE CALCÁRIO.
  • EMPALHAMENTOEMPALHAMENTO
  • EMPALHAMENTO - CONTINUAÇÃOEMPALHAMENTO - CONTINUAÇÃO
  • OBSERVAÇÃO DE ERVAS DANINHAS PARA VERIFICAÇÃO DO TIPO DE SOLO.OBSERVAÇÃO DE ERVAS DANINHAS PARA VERIFICAÇÃO DO TIPO DE SOLO.
  • OBSERVAÇÃO DE ERVAS DANINHAS PARA VERIFICAÇÃO DO TIPO DE SOLO.OBSERVAÇÃO DE ERVAS DANINHAS PARA VERIFICAÇÃO DO TIPO DE SOLO.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

Área aproximada da horta

26 metros de comprimento e 5,5 metros de largura

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A escola estar inserida numa zona rural, onde os encarregados de educação são agricultores a tempo parcial e comerciantes, achámos pertinente selecionar como tema anual a agricultura biológica e criar uma horta bio. a nossa horta está inserida na Quinta Leonor (propriedade pública ao cuidado da Junta de Freguesia) que se encontra certificada pela CERTIPLANET como produtor biológico.
Existe também uma instituição privada "Hotel Quinta da Serra" que possui uma grande horta biológica, aqui mesmo ao lado da escola.
Também já temos alguns jovens agricultores, que têm a sua própria horta em casa e praticam agricultura biológica.
Para nós é fundamental ter uma horta biológica, para consciencializar a comunidade educativa da urgência em mudar as suas práticas agrícolas, para a sustentabilidade do planeta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A EB1/PE do Jardim da Serra fica situada perto da floresta. Aqui, ouvimos os pássaros a cantar e andamos de mão dada com a "Mãe Natureza".
Este projeto é bastante original, porque a nossa horta está situada numa quinta (quinta Leonor) que fica mesmo ao lado da escola. Nesta quinta pratica - se agricultura biológica e faz-se a defesa do património local de árvores de fruto, preservando a biodiversidade há muito existente localmente e que ameaça perder-se. No local existe uma casa velha que está para ser recuperada com o projeto C.D.I.S.A. Quinta Leonor(Centro de Desenvolvimento e Investigação Sociocultural e Agroflorestal), onde os alunos gostam de brincar. A nossa horta está dividida em 5 partes, uma para a pré, outra para o 1º ano e assim sucessivamente até ao 4º ano. Há uma parte para as ervas aromáticas, embora estas estejam espalhadas por toda a horta. Os alunos do ensino recorrente, alunos idosos que não tiveram oportunidade em criança de vir à escola, ensinam aos mais jovens, e verificamos que os métodos antigos de produção agrícola estão muito próximos dos métodos do modo de produção em agricultura biológica. Os encarregados de educação também colaboram com ajudas periódicas durante o ano letivo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 11
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 74

Como são envolvidas as famílias?

As famílias vêm à escola colaborar com os seus educandos, pelo menos uma vez por período. Criámos grelhas que serão enviadas em anexo. Nestas grelhas estão as datas, os nomes das crianças, dos professores, das assistentes operacionais e também mencionamos os encarregados de educação que acompanharão os alunos à horta. Informamos os encarregados de educação através da caderneta do aluno, do site da escola e cartazes à entrada da escola.
Este ano letivo, lançámos um concurso a todos os alunos e encarregados de educação " Hortas com Arte". Os alunos juntamente com as suas famílias tinham que criar uma mini horta sem quaisquer produtos químicos e conseguiram. Tivemos uma boa adesão por parte de todos. Foi um concurso muito entusiasmante.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É muito interessante ver a cara de felicidade das crianças quando vão à horta para trabalhar ou brincar. Mesmo aquelas que não gostam de sujar as mãos ou a roupa continuam a querer ir à horta.
A comunidade educativa tem sido bombardeada com ações de sensibilização sobre os malefícios da aplicação dos produtos químicos: fertilizantes e pesticidas na alimentação. Anda toda a gente inquieta sobre as escolhas alimentares. A escola proporciona através das ações de sensibilização conhecimento e pratica das alternativas para uma alimentação saudável e para a resolução dos problemas ambientais que afetam globalmente o planeta e as nossas vidas, sobretudo a dos nossos filhos. Os serviços de agricultura biológica da Secretaria Regional do Ambiente, através do seu diretor de serviços José Carlos Marques, têm prestado esclarecimentos e ajudas praticas muito valiosas, que esta geração de alunos jamais vai esquecer. Os alunos falam com os seus encarregados de educação sobre a importância de comer produtos biológicos e incentivam os pais a mudarem de práticas.
Temos feito também ações de sensibilização com produtores biológicos e com nutricionistas apologistas dos produtos produzidos em modo de produção biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criada uma grelha para a manutenção da horta. No início de cada período afixamos uma pauta, que envolve toda a comunidade escolar (alunos, professores, educadoras de infância, assistentes operacionais, assistente técnica, cozinheira e encarregados de educação), tendo em conta o melhor horário e dia para todos.Uma vez por semana, um grupo de alunos acompanhado de um professor ou assistente operacional vai tratar do retalho de horta que lhe foi destinado desde o início do ano letivo. Uma vez por período os encarregados de educação são convidados a apoiar os seus educandos.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, os alunos observaram a horta, com o apoio de alguns alunos do ensino recorrente, elementos da Junta de Freguesia (C.D.I.S.A. - Quinta Leonor ) e serviços de agricultura biológica da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais da RAM. Verificaram a presença de algumas ervas (pastinha, praga, erva de fita) indicativas de carências nutritivas do solo. Para confirmar as suspeitas pedimos à direção de serviços de desenvolvimento da agricultura e pecuária biológica um relatório de análises de terras. Recolhemos um pouco de terra da nossa horta e mandámos analisar. Depois de receber o resultado das análises, os alunos deitaram calcário na horta e depois fizeram o empalhamento.
De seguida, iniciaram-se as sementeiras e as plantações.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A horta tem 2 compostores, enquanto um se enche, o outro vai-se transformando em terra. Aqui, todos os alunos (desde a pré ao 4º ano) participam no trabalho de compostagem. Existe também uma pauta em que os alunos são envolvidos para fazer a compostagem ( estará em anexo). São utilizados os restos de vegetais, frutas da cozinha da escola e folhas secas que recolhemos na floresta ao lado da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, abóbora e milho; batatas e favas; beterrabas e alfaces; tremoços.
Alho francês, ervilhas, rabanetes, couves.

Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita bem cedo pela manhã, ou no final da tarde. Tentamos regar apenas 1 vez por semana quando não chove. A água utilizada é canalizada.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Deitamos cinza à volta das culturas e carvão, colocamos cartões para atrair os caracóis e depois deitá-los noutro local ou às galinhas. Também temos ervas aromáticas à volta da horta.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Pássaros, abelhas, minhocas, gafanhotos, formigas, caracóis e outros.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visita guiada para observação do solo na horta e na Quinta Leonor, no dia Mundial da Terra, pelo Engenheiro José Carlos Marques, Diretor de Serviços de Agricultura Biológica e Pecuária Biológica, da SRARN da RAM.
Dia internacional do solo, os alunos vão todos à horta para uma boa observação do solo.
Ações de sensibilização para os alunos e para a comunidade educativa em geral com engenheiras dos serviços de agricultura biológica.
Realização de um piquenique biológico, com produtos da horta e locais trazidos pelos alunos, aberto à comunidade educativa e com a presença da Dr.ª Nutricionista Nádia Brazão.
Concurso "Missão UP" , na construção da cidade do futuro, não nos esquecemos de uma horta comunitária e do aproveitamento das águas das chuvas para a sua rega.
Concurso " Horta com Arte", os alunos juntamente com os seus familiares, criam uma horta biológica.
Leitura de livros sobre agricultura biológica : Rita na Escola e As Três Irmãs.
Mercado biológico com produtos da horta(na última semana de aulas).

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Jardim da Serra

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Silva de Almeida