Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A nossa horta existe há 12 anos. Inicialmente era um canteiro mais pequeno, atualmente o espaço da horta ultrapassa os 10m2.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Esta horta existe para que possamos consumir produtos biológicos. É importante para os jovens terem a experiência de semear para colher mais tarde, ver os "frutos" do seu trabalho e saberem trabalhar em grupo. Os conhecimentos na área da biologia e agricultura enriquecem o currículo destes jovens. Uma vez que o espaço já existia e havendo um curso profissional na área de jardinagem, estavam reunidas todas as condições para que este projeto se desenvolvesse.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Existe uma articulação entre os jardins do Centro, a sua limpeza e manutenção, os animais domésticos que temos e o projeto da Horta. A Horta não existe só por si, existe num contexto institucional que integra outros espaços e atividades no âmbito da educação e práticas ambientais. É um todo que caracteriza o espaço institucional no qual o Eco-Escolas se torna um estilo de vida, do qual a Horta é o exemplo maior.
Como são envolvidas as famílias?
Uma vez internados em Centro Educativo, não é possível envolver diretamente a famílias neste projeto.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto é aquele já foi descrito quando falámos na "originalidade" deste projeto. Toda a comunidade se alimenta destes produtos e acompanha os jovens nas respetivas atividades. Todos contribuem de alguma forma, trazendo, por exemplo, das suas terras natais produtos para os jovens semearem. Alguns produtos, como as abóboras, são usados no Curso Profissional de Cozinha para a confeção de compotas e outros pratos.
Também tem impacto nos conteúdos trabalhados nas aulas teóricas de Cidadania e Empregabilidade, Matemática e Português, numa lógica de interdisciplinaridade. Ver exemplo de relatório que os jovens têm de escrever sempre que trabalham na horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta está assegurada diariamente na oficina do curso de Jardinagem. Os jovens trabalham em pequenos grupos, nas diversas tarefas: monda, preparação do terreno, adubação, construção de canteiros, regas, sementeira, colheita...
Como é feita a preparação do solo?
Cavam e remexem a terra para fazer a manta e abrem regos e mondam os canteiros. Adubam a terra com o nosso composto biológico. Alisam o terreno e com os plantadores abrem buracos para a plantação. Tapam e regam.