Escola EB 2,3 Virgínia Moura

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Plantar e semear as espécies a serem utilizadas na cantina da escola e noutras atividades da Escola (Feira da Alimentação e Feira Medieval)Plantar e semear as espécies a serem utilizadas na cantina da escola e noutras atividades da Escola (Feira da Alimentação e Feira Medieval)
  • Divisão do espaço e definição da disposição a dar a cada cultura,Divisão do espaço e definição da disposição a dar a cada cultura,
  • Produção de fertilizante natura (compostagem para adubar o mesmo)Produção de fertilizante natura (compostagem para adubar o mesmo)
  • Preparação do soloPreparação do solo
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Envolvimento dos alunos na produção de alimentos;
Aquisição de conhecimentos na área da agricultura biológica;
Fomentar o espírito de grupo e de partilha;
Estreitar relações entre alunos e entre alunos e professores.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Envolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais na produção de alimentos e o facto destes serem utilizados na confeção de refeições da cantina.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Os familiares fornecem sementes, produtos para serem plantados/semeados na Horta, transmitem conhecimentos úteis e podem adquirir produtos da Horta Biológica na Feira Medieval e da alimentação que se realizam na escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos podem consumir alguns produtos ou seja "Comem o que consomem", entendem o ciclo vegetativo das espécies, compreendem o trabalho e esforço associado aos trabalhos agrícolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos trabalham na Horta e realizam as tarefas mais prementes.
A repartição das tarefas é feita pelos docentes de acordo com o grau de dificuldades das mesmas e do gosto/talento de cada aluno.

Como é feita a preparação do solo?


A preparação da terra para o cultivo é realizada de forma manual, tem como objetivo obter uma textura mais solta, libertá-la das ervas,permitindo o arejamento do solo e a penetração dos raios solares.
Foi ainda realizada a adição de matéria orgânica, resultante da compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Compostor e restos dos produtos usados para a confeção de alimentos na cantina da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, cebolas e tronchudas.

Como é feita a gestão da rega?

Geralmente é um funcionário que, nos dias de maior calor, rega no início ou no final do dia, embora por vezes sejam os alunos a fazê-lo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados (Feira Medieval e Feira da alimentação), confeção de alimentos (cantina).

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Virgínia Moura

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Professor coordenador da horta: Carla Ribeiro da Rocha