Escola EB 2,3 de Barroselas

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta interior e exteriorHorta interior e exterior
  • Evolução das plantações 2Evolução das plantações 2
  • Evolução das plantaçõesEvolução das plantações
  • Início das plantaçõesInício das plantações
  • Produto da SementeiraProduto da Sementeira
  • Montagem da Estufa 2Montagem da Estufa 2
  • Montagem da estufaMontagem da estufa
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há sensivelmente um ano.

Área aproximada da horta

20 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A agricultura é fonte de sobrevivência de muitas famílias na região. Conscientes de que "o uso e abuso" de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas faz aumentar a rentabilidade no imediato, criando, porém, graves desequilíbrios ambientais, contaminando, irreversivelmente, solos, lençóis freáticos, ribeiras e, por vezes, pondo em causa a fauna e flora autótone, este projeto visa alertar para as questões ligadas aio meio ambiente. Tem, ainda, como finalidade sensibilizar e motivar os alunos da educação especial e do curso vocacional para a criação de hortas familiares, servindo também como preparação para a vida profissional, uma vez que os produtos excedentes são comercializados na comunidade escolar, através da organização de Feiras.
É também nosso propósito apresentar um projeto piloto, cuja metodologia possa vir a ser implementada em maior escala noutro local, numa zona onde se já se começam a observar terrenos agrícolas em fase de abandono.



Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este trabalho, pioneiro na escola, visa sensibilizar toda a comunidade educativa para a produção agrícola sustentável, sem recurso a adubos químicos, herbicidas e pesticidas e produzindo o próprio húmus, para que o meio ambiente seja integralmente respeitado. Os produtos hortícolas produzidos são, por isso, de grande qualidade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências, Português, Educação Visual e Tecnológica.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

Numa primeira fase, através do fornecimento de material para criar a estrutura da horta. Posteriormente, alguns através da aquisição de produtos, outros da disponibilização de sementes e de produtos para a plantação.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Organização de feiras da saúde em articulação com o PES - Programa de Educação para a Saúde;
Um dos alunos envolvidos já criou uma horta familiar;
Integração de alunos da Educação Especial;
Envolvimento de alunos mais arredados da escola na criação e manutenção da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É da responsabilidade dos alunos envolvidos no projeto, sob orientação dos professores cooperantes. As tarefas estão repartidas pelos alunos, atendendo também à faixa etária, que varia entre os 10 e os 17 anos de idade. Assim, os trabalhos mais pesados e mais exigentes ficam a cargo dos mais velhos.

Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que se tratou da recuperação de um terreno completamente inculto e pobre em matéria orgânica, foi feita uma lavoura profunda e incorporada matéria orgânica. Posteriormente, o terreno foi dividido em talhões individuais, através de sulcos que mais tarde foram utilizados para a rega.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor com materiais recicláveis (paletes). São utilizados produtos de desperdício da cantina escolar e da manutenção do próprio terreno, nomeadamente ervas daninhas e todo o tipo de folhagem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de morangos e framboesas e hortaliças: courgette, tomate, alface, espinafre, rabanete, couve galega, coração, cebola, bróculos, abóbora, feijão de trepa, cenouras, pepino, beterraba, batatas, ervilhas de quebrar e favas.
Foram plantados em consociação os seguintes produtos: cenouras e tomates; alface e cebola; morango e rabanete; espinafre e feijão, entre outras.

Como é feita a gestão da rega?

Em período letivo, a rega está a cargo dos alunos, sendo feita a partir do sistema de captação de água própria da escola, com recurso a uma mangueira.
Em período de interrupção letiva, a rega é assegurada pelos Assistentes Operacionais da escola.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização das culturas é feita através de visitas diárias com observação do desenvolvimento das plantações, com pequenas limpezas de infestantes, como por exemplo, as ervas daninhas. Também se procede, de forma regular, à colocação de tutores em determinadas plantas.
O recurso à plantação consociada também permite que as plantas se ajudem mutuamente no crescimento. Utilizaram-se espécies botânicas que repelem insetos e pragas e outras funcionam como "protetoras", por exemplo, as calêndulas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos hortícolas nas feiras realizadas na escola, fornecimento de alguns produtos à cantina escolar e conceção de compotas, na própria escola.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Barroselas

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Professor coordenador da horta: Maria Isabel Mendes Lima Pita