Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A agricultura é fonte de sobrevivência de muitas famílias na região. Conscientes de que "o uso e abuso" de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas faz aumentar a rentabilidade no imediato, criando, porém, graves desequilíbrios ambientais, contaminando, irreversivelmente, solos, lençóis freáticos, ribeiras e, por vezes, pondo em causa a fauna e flora autótone, este projeto visa alertar para as questões ligadas aio meio ambiente. Tem, ainda, como finalidade sensibilizar e motivar os alunos da educação especial e do curso vocacional para a criação de hortas familiares, servindo também como preparação para a vida profissional, uma vez que os produtos excedentes são comercializados na comunidade escolar, através da organização de Feiras.
É também nosso propósito apresentar um projeto piloto, cuja metodologia possa vir a ser implementada em maior escala noutro local, numa zona onde se já se começam a observar terrenos agrícolas em fase de abandono.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este trabalho, pioneiro na escola, visa sensibilizar toda a comunidade educativa para a produção agrícola sustentável, sem recurso a adubos químicos, herbicidas e pesticidas e produzindo o próprio húmus, para que o meio ambiente seja integralmente respeitado. Os produtos hortícolas produzidos são, por isso, de grande qualidade.
Como são envolvidas as famílias?
Numa primeira fase, através do fornecimento de material para criar a estrutura da horta. Posteriormente, alguns através da aquisição de produtos, outros da disponibilização de sementes e de produtos para a plantação.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Organização de feiras da saúde em articulação com o PES - Programa de Educação para a Saúde;
Um dos alunos envolvidos já criou uma horta familiar;
Integração de alunos da Educação Especial;
Envolvimento de alunos mais arredados da escola na criação e manutenção da horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É da responsabilidade dos alunos envolvidos no projeto, sob orientação dos professores cooperantes. As tarefas estão repartidas pelos alunos, atendendo também à faixa etária, que varia entre os 10 e os 17 anos de idade. Assim, os trabalhos mais pesados e mais exigentes ficam a cargo dos mais velhos.
Como é feita a preparação do solo?
Uma vez que se tratou da recuperação de um terreno completamente inculto e pobre em matéria orgânica, foi feita uma lavoura profunda e incorporada matéria orgânica. Posteriormente, o terreno foi dividido em talhões individuais, através de sulcos que mais tarde foram utilizados para a rega.