Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde o ano letivo 2012/2013. Este ano procedeu-se à montagem de uma estufa que se encontrava abandonada e deu-se início à produção de cogumelos em troncos de madeira.
Área aproximada da horta
Horta de cerca de 120 m2, estufa de 80 m2, produção de cogumelos em 24 m2 implantados num pomar com laranjeiras e limoeiros de mais de 1000 m2.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Promover a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar;
- Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar;
- Dinamizar núcleos de atividades na escola;
- Proceder ao aproveitamento de espaços verdes existentes na escola;
- Divulgar técnicas e métodos utilizados na agricultura biológica.
- Partilhar conhecimentos entre professores, alunos e suas famílias.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
É uma horta tradicional onde se recriam processos de plantação e sementeira de agricultura tradicional que se pratica nesta região.
Como horta biológica, nunca foram utilizados produtos químicos, fazendo-se sempre a fertilização dos solos através de compostagem, infusão de urtigas, servindo esta também de fungicida para controle de algumas pragas de insetos.
No que diz respeito à plantação de cogumelos, foram utilizados materiais existentes na escola, como é o caso da madeira de eucalipto destinada ao substrato para a inoculação do micélio.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias envolveram-se no projeto, quer cedendo o estrume, sementes e plantas, quer através do intercâmbio de modos/técnicas de cultura (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos).
Com os produtos cultivados (abóboras, favas, ervilhas,…) confecionaram-se compotas e fizeram-se alguns pratos em dias de festa da comunidade educativa.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos foram envolvidos na manutenção da horta e promoveram a sua divulgação na escola.
Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos.
As ervas aromáticas plantadas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica.
No dia Eco-Escolas, foi apresentado o projeto aos alunos da escola por parte dos elementos dos núcleos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de uma oficina de Ecologia Agrícola. Duas vezes por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega.
Como é feita a preparação do solo?
1º Delimitação de espaços e marcação.
2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia.
3º Colocação de composto e estrume.
4º Colocação das plantas e sementes