Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Panorâmica lateral: favas, couves.Panorâmica lateral: favas, couves.
  • Limoeiro, favas, physalis, nespereira, couves, loureiro.Limoeiro, favas, physalis, nespereira, couves, loureiro.
  • Tremoços a florirem
Junto às favas, há também tremoceiros e no canto esquerdo podem-se ver ervilhas tortas e os alhos.Tremoços a florirem Junto às favas, há também tremoceiros e no canto esquerdo podem-se ver ervilhas tortas e os alhos.
  • Nabiças a nascerem
No canto esquerdo veem-se alguns alhos. Há couves, alfaces e bróculos, ao fundo. Uma planta da malagueta.Nabiças a nascerem No canto esquerdo veem-se alguns alhos. Há couves, alfaces e bróculos, ao fundo. Uma planta da malagueta.
  • Favas a florirem
No fundo: alfaces e couves.Favas a florirem No fundo: alfaces e couves.
  • Ervilhas tortas e alhos
Diversas plantas aromáticas. 
Nespereira e loureiro. Atrás, escondidos e não fotografados, os alhos franceses.Ervilhas tortas e alhos Diversas plantas aromáticas. Nespereira e loureiro. Atrás, escondidos e não fotografados, os alhos franceses.
  • O outro lado da horta e, mais favas, com couves no fundo.O outro lado da horta e, mais favas, com couves no fundo.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

Área aproximada da horta

Cerca de 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Dar a conhecer aos alunos, nomeadamente, os dos cursos de cozinha alguns dos vegetais, sobretudo plantas aromáticas utilizados na culinária.
Utilizar os produtos na confeção dos pratos destinados ao restaurante de aplicação.
Cozinhar com produtos biológicos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A sua utilização real na confeção de alimentos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Cozinha/Pastelaria
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

No presente ano letivo procurou-se envolver as famílias com uma campanha de recolha de produtos hortícolas, sementes e árvores de fruto, originários dos jardins e hortas particulares, que decorreu na semana de 10 a 14 de novembro. Todavia, apesar de divulgada quer com cartazes quer junto das turmas, não teve adesão.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta encontra-se situada na entrada principal da escola, pelo que os visitantes têm sempre oportunidade de a admirar, nas suas diferentes fases.
Os alunos aprendem ao vivo a identificar os legumes, árvores e plantas aromáticas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem dois chefes de cozinha que são responsáveis pela manuetenção da horta. Eles organizam-se entre eles e, consoante as necessidades recorrem aos alunos para os auxiliarem.

Como é feita a preparação do solo?

Até à presente data, o solo não foi sujeito a qualquer tipo de produto fertilizante.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Este ano letivo iniciou-se a combustagem de borras de café.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao estilo da horta lusitana, de origem árabe, tem de tudo um pouco, variando consoante as épocas do ano.

Como é feita a gestão da rega?

Em período letivo é realizada pelos chefes responsáveis e alunos.
Em período de férias, os chefes revezam-se e, quando necessário avança um funcionário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até à data não houve pragas nem doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os vegetais são utilizados na confeção de alimentos destinados ao restaurante de aplicação existente na escola.

 

Publicado por: Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

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Professor coordenador da horta: Manuela Inácio