Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Dar a conhecer aos alunos, nomeadamente, os dos cursos de cozinha alguns dos vegetais, sobretudo plantas aromáticas utilizados na culinária.
Utilizar os produtos na confeção dos pratos destinados ao restaurante de aplicação.
Cozinhar com produtos biológicos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A sua utilização real na confeção de alimentos.
Como são envolvidas as famílias?
No presente ano letivo procurou-se envolver as famílias com uma campanha de recolha de produtos hortícolas, sementes e árvores de fruto, originários dos jardins e hortas particulares, que decorreu na semana de 10 a 14 de novembro. Todavia, apesar de divulgada quer com cartazes quer junto das turmas, não teve adesão.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta encontra-se situada na entrada principal da escola, pelo que os visitantes têm sempre oportunidade de a admirar, nas suas diferentes fases.
Os alunos aprendem ao vivo a identificar os legumes, árvores e plantas aromáticas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existem dois chefes de cozinha que são responsáveis pela manuetenção da horta. Eles organizam-se entre eles e, consoante as necessidades recorrem aos alunos para os auxiliarem.
Como é feita a preparação do solo?
Até à presente data, o solo não foi sujeito a qualquer tipo de produto fertilizante.