Se sim, como e com que materiais?
Com os materiais da horta (ervas e restos das plantas hortícolas), cascas e restos de hortaliça do refeitório e borras de café e sacos de chá do bar.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces/cebolo,couves, acelgas, nabiças, rabanetes, favas, ervilhas, coentros, salsa, batatas, pimenteiros, tomateiros, ervas aromáticas: alfazema, tomilho, alecrim, cebolinho, erva-cidreira, lúcia-lima, salvia, tomilho-limáo, segurelha.
Como é feita a gestão da rega?
A rega foi efetuada durante as aulas e sempre que possível e necessário por um funcionário nos outros dias. Os alunos utilizaram o regador e a mangueira evitando desperdícios de água.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através de consociações (cebola/alface), de ervas aromáticas e utilizando cinzas e areia para evitar a progressão de caracóis e lesmas. Em todas as aulas tentávamos remover os caracóis e as lesmas que encontrássemos.
Se sim, que espécies?
Foram observadas joaninhas alimentando-se dos piolhos das favas. Também era frequente observarem-se borboletas, gafanhotos e aves.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Como referido anteriormente à 3ª feira era habitual a venda de produtos da horta (até já tínhamos "clientes" habituais que nos perguntavam "hoje é dia de horta?"; organizámos uma venda no Dia Mundial da Floresta; colhemos produtos da horta que foram utilizados na aula da área vocacional de Culinária, para fazer uma belíssima sopa.
Os alunos do 6º vocacional participaram num concurso de espantalhos promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Começaram por fazer o projeto do espantalho.Depois de escolhido o que melhor se adequava ao exigido pelo concurso foi efetuado um por um grupo de cinco alunos e enviado a concurso. Quando regressar à escola será colocado na horta.
Também construímos um charco para promover a biodiversidade e desse modo atrair animais "amigos da horta"