Escola Básica e Secundária de Lustosa

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • A escolha do local da escola onde será montada a horta vertical, com uma boa exposição solar!A escolha do local da escola onde será montada a horta vertical, com uma boa exposição solar!
  • Ainda a experimentar...Ainda a experimentar...
  • Esquema da montagemEsquema da montagem
  • A aguardar as plantações...A aguardar as plantações...
  • Algumas garrafas já preparadas...Algumas garrafas já preparadas...
  • Corte das garrafas PETCorte das garrafas PET
  • Lavagem das garrafas PETLavagem das garrafas PET
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 1º ano.

Área aproximada da horta

Horta vertical.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar os alunos para a criação de uma horta biológica, reutilização de materiais, preservação e embelezamento dos espaços escolares e envolvimento da comunidade escolar num projeto comum.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Sistema de rega, composto pela micro gota e preparação de uma solução de rega nutritiva gelificante que permita a alimentação da planta de forma faseada.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CSI, Ciência Naturais e Físico-Química
  • N.º de alunos envolvidos: 13
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Contribuição com sementes e substrato.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos estão a ser motivados para a reutilização de garrafas PET com o propósito de construção do jardim vertical. Os restantes materiais serão adquiridos com verbas provenientes da venda de outros materiais recolhidos pelos alunos e vendidos a uma empresa de tratamento de resíduos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente o grupo de alunos envolvidos fará uma monitorização da horta e levantamento das necessidades de rega e nutrição. Nas horas do clube eco escolas e horas de CSI os alunos acompanham também, controlando ervas daninhas, pragas e substituindo as plantas.

Como é feita a preparação do solo?

Mistura de substrato orgânico (aproveitamento do produto da compostagem), serrim e substrato mineral, nas proporções 60%, 20% e 20%, respetivamente.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos vegetais (recolhidos na cantina da escola).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas/morangueiros.

Como é feita a gestão da rega?

Micro gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Afastar as plantas infetadas, intercalar ervas aromáticas com plantas com flores para atrair joaninhas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Distribuição dos produtos obtidos na horta numa "feirinha" final de ano.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Lustosa

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Professor coordenador da horta: Carla Susana Mendes Gouveia