Escola EB 2,3 de Miragaia

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • O estado inicial da hortaO estado inicial da horta
  • Zona de apoio à hortaZona de apoio à horta
  • Primeira equipa de trabalhoPrimeira equipa de trabalho
  • Eliminação das invasorasEliminação das invasoras
  • Apoio à horta limpoApoio à horta limpo
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • Semeando as nabiçasSemeando as nabiças
  • Atividades de regaAtividades de rega
  • Nabiças em desenvolvimentoNabiças em desenvolvimento
  • FavasFavas
  • couvescouves
  • Colheita de nabiçasColheita de nabiças
  • Arranjo dos canteirosArranjo dos canteiros
  • Evolução das couvesEvolução das couves
  • Colheita de cenourasColheita de cenouras
  • ... e de chilas... e de chilas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários anos, embora só retomada no ano passado.

Área aproximada da horta

260 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta é um meio de relação privilegiado com os alunos. Eles têm muito pouco ou nenhum conhecimento e vão descobrindo potencialidades. Fomenta também o desenvolvimento da confiança.
Os objetivos são: ter um espaço verde produtor de legumes saudáveis; gerir um espaço exterior em que se motiva à reflexão e coexistência com a Natureza; criar oportunidades de aprendizagem e apreço pela Natureza.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto pretende motivar para a colaboração de diversos elementos da comunidade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Física e Química, Ciências Naturais e Educação Tecnológica
  • N.º de alunos envolvidos: ~10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias estão envolvidas de modo indireto. Os pais não costumam participar nas atividades desta escola e ainda não reagem a convites diretos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os voluntários têm aumentado visivelmente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são partilhadas pelos participantes. A coordenadora assume sempre cada tarefa nova e explica aos alunos o modo correto de fazer.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado no início do ano por limpeza manual de todas as ervas daninhas e remoção física dos resíduos das invasoras. Todo o terreno foi revolvido manualmente, com enxadas. As pedras foram separadas e posteriormente colocadas na criação das divisórias do terreno.
Foram criadas zonas de canteiro para criar barreira entre o muro e suas irregularidades e a zona de plantação. Foi adicionado terra de qualidade em alguns pontos chave. A adubagem é realizada com composto, sempre que possível. As regas são de mangueira.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

O estado inicial dos compostores foi bastante mau pelo que será recomeçado o processo assim que tivermos os recursos humanos necessários. está a ser preparada a formação para os alunos associados

Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeamos inicialmente nabiças, favas e cenouras.
Plantamos couve e semeamos alhos, espinafres, grelos, alface, girassol, ervilha de cheiro.
Ainda não criamos consociações planeadas por falta de tempo.
Estamos a tentar abrir o projeto de pomar.

Como é feita a gestão da rega?

Fazemos rega manual com regadores e mangueira. Não há um sistema de rega para a horta. Ainda estamos procurando a relevância para maior investimento.
Por vezes temos água da chuva e, nessa situação, aproveitamos essa água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

As plantas invasoras são removidas manualmente. As ervas daninhas são removidas periodicamente, sob vigilância. O frio destruiu os caracóis e vamos tentar manter limpo para não voltarem. Algumas culturas vamos proteger do frio.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Não são colaboradores, temos caracóis, gaivotas e alguns roedores. Com o tempo podemos observar melros, joaninhas e, mais recentemente, louva-a-deus.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visita ao Jardim das Virtudes, formação no Palácio de Cristal.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Miragaia

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Professor coordenador da horta: Graça Maria Meireles de Carvalho e Silva