Escola EB1/PE do Livramento - Monte

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Seleção do sítio para a criação da Horta BioSeleção do sítio para a criação da Horta Bio
  • Aspeto geral da Horta Bio antes dos trabalhosAspeto geral da Horta Bio antes dos trabalhos
  • Acesso à Horta Bio - antes da construção das escadas de acessoAcesso à Horta Bio - antes da construção das escadas de acesso
  • Acesso à Horta Bio - antes de ter o  acessoAcesso à Horta Bio - antes de ter o acesso
  • Aspeto geral do sítio para a Horta BioAspeto geral do sítio para a Horta Bio
  • Aspeto geral do sítio para a Horta BioAspeto geral do sítio para a Horta Bio
  • Trabalhos de consolidação do terreno - construção dos Muros de proteçãoTrabalhos de consolidação do terreno - construção dos Muros de proteção
  • Trabalhos de consolidação do terreno - construção dos Muros de proteçãoTrabalhos de consolidação do terreno - construção dos Muros de proteção
  • Escadas de acesso construídasEscadas de acesso construídas
  • Acesso à Horta BioAcesso à Horta Bio
  • Preparação e limpeza do terrenoPreparação e limpeza do terreno
  • Preparação e limpeza do terrenoPreparação e limpeza do terreno
  • Acesso à Horta Bio limpo e preparado com britaAcesso à Horta Bio limpo e preparado com brita
  • Preparação do terreno com estilhaPreparação do terreno com estilha
  • Preparação do terreno com estilhaPreparação do terreno com estilha
  • Preparação do terreno com estilhaPreparação do terreno com estilha
  • Preparação do terreno com estilhaPreparação do terreno com estilha
  • Preparação do terreno com estilhaPreparação do terreno com estilha
  • Pneus para o cantinho das aromáticasPneus para o cantinho das aromáticas
  • Estilha (material orgânico) para preparação do soloEstilha (material orgânico) para preparação do solo
  • Estilha (material orgânico) para preparação do soloEstilha (material orgânico) para preparação do solo
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Pintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunosPintura dos pneus para o cantinho das aromáticas pelos alunos
  • Preparação da escarpa - cantinho das aromáticasPreparação da escarpa - cantinho das aromáticas
  • Poda da figueira - estava muito grande e dificultava as tarefasPoda da figueira - estava muito grande e dificultava as tarefas
  • Preparação do cantinho das aromáticasPreparação do cantinho das aromáticas
  • Alunos levando os pneus para o cantinho das aromáticasAlunos levando os pneus para o cantinho das aromáticas
  • Alunos levando os pneus para o cantinho das aromáticasAlunos levando os pneus para o cantinho das aromáticas
  • Alunos levando os pneus para o cantinho das aromáticasAlunos levando os pneus para o cantinho das aromáticas
  • Alunos levando os pneus para o cantinho das aromáticasAlunos levando os pneus para o cantinho das aromáticas
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano que temos a horta Biológica. Foi criada este ano letivo de 2014/15

Área aproximada da horta

10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover hábitos de convivência salutar com a Natureza;
Incentivar a prática da agricultura biológica como fator de sustentabilidade socioeconómica e ambiental;
Promover o contacto direto e real com a terra;
Sensibilizar para a agricultura (sementeira e plantação) e para as tradições da RAM;
Proporcionar às crianças da escola uma alimentação mais saudável;
Motivar a comunidade envolvente a conversão dos terrenos envolventes de agricultura convencional em agricultura biológica;
Estabelecer parcerias com alguns encarregados de educação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de os alunos poderem cultivar os seus próprios produtos, bem como de conhecerem de perto o processo de plantar e cuidar da terra e das plantas que servirão de alimento.
A introdução da temática da sustentabilidade do meio ambiente em contexto real, contribuindo cada aluno para a proteção da natureza, das plantas, dos animais, da água e do solo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 15
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biblioteca escolar, Inglês, Estudo; Apoio educativo; Curriculares
  • N.º de alunos envolvidos: 119
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 9
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas na dinâmica da horta biológica na medida em que contribuem com a oferta de sementes, plantas e árvores para plantação.
E na sensibilização das crianças para as vantagens dos produtos biológicos, incentivando-os a comerem os géneros produzidos na horta da escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sensibilização para a produção de produtos hortícolas de forma biológica.
Compreensão dos benefícios deste tipo de produtos.
Perceção do ciclo de vida das plantas e das partes constituintes das plantas por parte dos alunos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas é feita a distribuição do trabalho na horta pelos diferentes alunos, professores e funcionários.

Como é feita a preparação do solo?

Fizemos uma limpeza inicial de todo o mato e plantas que existiam no espaço da horta, posteriormente foi cavado o solo e enriquecido com estilha vegetal que requisitámos à Câmara Municipal do Funchal. Neste sentido, construímos um compostor com paletes para podermos produzir composto orgânico que continuamente juntaremos ao solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais crus provenientes da cozinha da escola, bem como os restos vegetais da jardinagem e da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As cultura presentes na Horta Biológica são:
Hortícolas - Alface verde, roxa frisada, roxa folha de carvalho e chicória, Pimentão vermelho, Cebolas, Alho francês, Couve roxa, Bróculos, Couve normal, Beterraba, Pimpinelas, Inhame, Aboboreira.
Ervas Aromáticas - Tomilho, Hortelã, Funcho, Macela, Poejo, Alecrim, Oregãos, Boldo.
Árvores e plantas de fruto - Bananeira de prata, Araçá, Papaieira, Figueira, Nespereira, Morangueiros, Maracujá.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de acordo com as necessidades diárias de água de cada espécie e por parte de cada turma consoante os dias, bem como dos funcionários da escola.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita semanalmente aquando dos trabalhos e as pragas que são detetadas são apanhadas à mão ou tratadas de forma biológica.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Depois de implantada a horta, quase todas as semanas são colhidos os vários produtos hortícolas, que estão prontos a serem consumidos pelas crianças, no sentido de se confecionar as refeições diárias da escola, tais como: Sopas, saladas e lanches saudáveis (sandes de alface).

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Livramento - Monte

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Professor coordenador da horta: António José Dinis Pimenta